4ª SESSÃO ORDINÁRIA
Entre as indicações. o presidente da Casa, vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PR) solicitou melhorias no acesso ao Bairro Muzzolon pela BR-153, entre o km 453 e 454, em União da Vitória-PR; a vereadora Pastora Josi (DC) pediu averiguação quanto à situação do recolhimento de lixo orgânico no Conjunto Seletas, localizado no Bairro Rocio e limpeza dos terrenos localizados na Rua Serafim Schaeffer, no bairro Ponte Nova; a vereadora Evelin M. T. de Paula Dias (UNIÃO pediu a instalação de ponto de ônibus com cobertura e assentos na Rua Dom Manoel Silveira Delboux no bairro São Braz e melhorias na Rua Dr. João Augusto Barbosa, no bairro São Braz. O vereador Marcio Fernando Utzig (PSD) e Anderson Cripa Luis Cardoso (PR) solicitou manutenção da Estrada com a devida manutenção e reparo no pontilhão de madeira daquela localidade, a qual dá acesso ao Bairro Bela Vista. Os vereadores Marcio Fernando Utzig (PSD) e Cordovan Frederico de Melo Neto (PSB) indicaram a necessidade de criação de escolinhas de esportes no contraturno escolar; Cordovan Neto (PSB) solicitou pavimentação asfáltica em via do Bairro Bom Jesus; Thays Bieberbach (PT) esclarecimentos referente a Biblioteca e o Museu Histórico “Professor Aniz Domingos” e providências urgentes referente a iluminação pública na Praça João de Lima. O vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PR) pediu a disponibilização de caçambas gratuitas para facilitar o descarte adequado de entulhos e resíduos volumosos; os vereadores Marco Antônio Caus (PL) e Marcio Fernando Utzig (PSD), pavimentação asfáltica em via do Bairro São Gabriel; Ricardo Adriano Sass (PL) e Joarez Tica (DC) solicitaram o mesmo em via do Bairro São Joaquim. O vereador Waldir Luiz Cortellini (UNIÃO) indicou a necessidade de reinstalação de ponto de ônibus no Bairro São Sebastião e manutenção da Rua Horácio Ribeir no mesmo Bairro. Cordovan Neto (PSB) solicitou serviço de fechamento de valeta na Rua Herberto João Carlson, localizada no Bairro Bento Munhoz da Rocha; Jonimar Roberto Arndt (PL) pediu para que se cumpra efetivamente a Lei Complementar n.º 41/2024 que determina a obrigatoriedade de manutenção e limpeza dos terrenos pelos proprietários, sob pena de execução da limpeza pelo Município, com o consequente lançamento do custo dobrado ao proprietário negligente e para estudo técnico para a instalação de faixas de pedestres ao longo da Avenida Paula Freitas.
A palavra na Tribuna Popular foi utilizada por Sidnei Sieslak que apresentou o Projeto Eco Cidade, criado em 2013 com o objetivo de expandir a coleta seletiva em União da Vitória. Sidnei atualmente é voluntário e atua como orientador da Cooperativa responsável pela coleta, foi secretário do meio ambiente e atuou de forma muito ativa para a criação e desenvolvimento do Projeto Eco Cidade, criado em 2013 com objetivo de expandir a coleta seletiva em União da Vitória. O Projeto, segundo a apresentação de Sidnei, tornou-se referência de forma ampla e organizada e segundo ele, foi desenvolvido em etapas. O barracão hora construído e organizado para triagem do lixo, organização dos cooperados e catadores, teve por muito tempo estrutura de forma adequada e digna junto aos seus cooperados, com organização e dispondo de sustento a tantas famílias que viviam e tiravam seu sustento deste meio de forma digna e segura. Segundo ainda relatou o voluntário, há aproximadamente 8 anos tudo mudou quando o local foi repassado pela Prefeitura à outra empresa.
O vice-presidente, vereador professor Cordovan Neto, utilizou a Tribuna Popular e fez um apanhado geral sobre o evento Festival de Verão, que mais uma vez foi um sucesso. Idealizado através de sua iniciativa quando secretário de Esportes e, posteriormente, através de sua autoria como lei, o Festival de Verão foi inserido no calendário de eventos de União da Vitória, contribuindo com a socialização, esporte e saúde física e mental da população. O vereador Ricardo Adriano Sass também utilizou a palavra no Grande Expediente e falou a respeito da situação da da Escola Professor Serapião com a finalidade de buscar a restauração do prédio antigo que comportará o dobro de alunos, em local livre de enchente.
Em regime de urgência foram aprovados em unanimidade: o Projeto de Lei Ordinária 2/2025 que altera o número de vagas do quadro de cargos do provimento efetivo do Anexo I do Município e em 2ª discussão o Projeto de Lei Ordinária 1/2025 que dispõe sobre a proibição do manuseio, utilização e queima e soltura de fogos de estampidos e artifícios, assim como de qualquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso em eventos realizados pelo poder público e por particulares em União da Vitória.
Os requerimentos foram em sua grande maioria para a área urbana: a Vereadora Pastora Josi (DC) solicitou estudo técnico para a instalação de semáforo no cruzamento da Rua Marechal Teodoro da Fonseca no Bairro Rio da Areia; os Vereadores Ricardo Adriano Sass (PL) e Marcio Fernando Utzig (PSD), que sejam buscadas informações e providências sobre a restauração do prédio histórico da Escola Serapião, atualmente interditado desde dezembro de 2021. O vereador Marcio Utzig solicitou composição de equipe para o departamento de obras do Município; o vereador Marco Borracha Borracha solicitou uma nova ponte ligando os Bairros Bom Jesus e São Sebastião; o vereador Waldir Cortellini solicitou apliação do CEMEI do Bairro São Sebastião e o vereador Anderson Cardoso solicitou um Centro Comunitário para o Bairro Limeira.
A Moção de louvor foi alusiva ao dia 24 de fevereiro, que celebra a conquista do voto feminino no Brasil.
A Palavra Livre foi utilizada pelos vereadores: Thays Bieberbach, Marco Borracha que falou a respeito do IPTU, Protetora Guga que falou sobre as reformas necessárias nos postos de saúde, Alemão da Agropecuária, Ricardo Sass, Waldir Cortellini, Marcio Utzig, Cordovan Neto e Anderson Cardoso. Os vereadores falaram em grande maioria a respeito das proposições discutidas durante a Sessão.
Em seguida aconteceu a 1.a Reunião Extraordinária para votação única do Projeto de Lei 2/2025 de autoria do Poder executivo que altera o número de vagas do quadro de cargos de provimento efetivo do anexo I, da Lei Municipal n. 3058/2003, que dispõe sobre a reestruturação da organização funcional de recursos humanos da Prefeitura Municipal de União da Vitória
Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara de Vereadores de União da Vitória