9ª SESSÃO ORDINÁRIA
A Sessão Ordinária contou com quinze indicações dos vereadores: melhorias na iluminação, manutenção de vias e sinalização, aumento de rondas policiais, limpeza de terreno público e calçadas, serviço de patrolamento e pavimentação asfáltica, reparos na rede de esgoto do CMEI Zuleika Barbosa pela vereadora Thays Bieberbach (PT), pelo vereador Cordovan Neto (PSB) reforma ou construção de um novo portal de entrada da cidade de União da Vitória e reforma do Terminal Rodoviário Deputado Aníbal Khury e pelo vereador Marcio Utzig (PSD) melhoria no auxílio alimentação dos servidores públicos municipais.
A Tribuna Popular foi utilizada pelos vereadores Waldir Luiz Cortellini (UNIÃO), Ricardo Adriano Sass (PL) e Anderson Cardoso (PR). O vereador Sr. Cortellini falou a respeito da luta de mais de uma década para levar água encanada e saneamento básico para a localidade do Vila Rica e Parque Nossa Senhora das Vitórias, que segundo ele em breve a obra será retomada pela prefeitura para conclusão, o que beneficiará mais de 100 famílias daquela região, conforme contou. O vereador Sass discorreu a respeito do PL de sua autoria junto ao vereador Borracha (Marco Caus PL) 12/2025. O Projeto que em sua redação altera a Lei 4553/2015, teve a explicação do vereador Sass que salientou na tribuna as principais alterações, onde aumenta para duas cortesias de 10 minutos durante o dia e para vagas especiais 15 minutos, além de outras como a proposta para que seja cobrado, na inexistência do crédito, 5 vezes a menor fração e não 10 como vem sendo feito. Também o PL solicita maior percentual da arrecadação ao município para que seja revertido em benfeitorias para sinalização e necessidades para o bom funcionamento do trânsito. O presidente vereador Anderson Cardoso fez uma fala especial a respeito da Lei 5195/2024 sancionada em 17 de dezembro de 2024. A Lei institui a obrigatoriedade de apresentação de exame toxicológico para o exercício de cargos no Executivo e Legislativo Municipal em União da Vitória. O presidente vereador Anderson Cardoso mostrou seu exame toxicológico na tribuna, falou da importância da Casa de Leis ser a primeira a cumprir a Lei, já que as mesmas lá são elaboradas e solicitou ao Executivo Municipal para que siga a Lei sancionada, já que a integridade da saúde mental é extremamente necessária para a execução dos serviços municipais.
Em votação única foi aprovado em unanimidade o Projeto de Lei 12/2025 que altera a Lei 4553/2015 a qual dispõe e regulamenta o estacionamento rotativo de veículos de União da Vitória.
Requerimentos propostos pelos vereadores e acolhidos foram por melhorias urbanas e sinalização. Um dos assuntos bastante comentados foi a respeito da BR 476. O vereador Jonimar Roberto Arndt, Alemão (PL) solicitou aos deputados que representam o Estado do Paraná, que seja encaminhado ofício na forma regimental, manifestando a indignação da Casa Legislativa diante da negligência com as obras da BR-476, solicitando urgência na liberação de recursos e no andamento das intervenções necessárias para garantir segurança aos usuários, e de maneira urgentíssima e paliativa nos pontos mais críticos, EDIS comentaram o caso. A vereadora Evelin M. T. de Paula Dias (UNIÃO) solicitou instalação de parquinho ao lado da Escola Maridalva Palamar. O presidente do legislativo municipal, vereador Anderson solicitou a implantação do projeto "Jardim de Água e Mel" que possibilita educação socioambiental e a valorização da biodiversidade por meio da instalação de colmeias de abelhas nativas sem ferrão, áreas com flores, plantas, bancos e estruturas educativas. O vereador Marcio Fernando Utzig (PSD) solicitou Programa de Ouvidoria junto a Secretaria e o vice-presidente vereador Cordovan Neto (PSB), solicitou aos deputados Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e líder do governo para viabilização de recursos e articulação de ações com a COPEL e secretaria municipal competente para revitalização do Parque Ambiental.
O presidente da Casa Vereador Anderson Cardoso propôs a Moção de Aplausos destinada à AFATI - Associação da Faculdade da Terceira Idade, criada em 1992 e com utilidade pública. A Associação desenvolve relevante serviço prestado à população idosa em União da Vitória, acolhendo participantes homens e mulheres da melhor idade. Com objetivo da promoção da inclusão social da pessoa idosa por meio de atividades educativas, culturais, físicas e recreativas, valorizando sua dignidade e proporcionando oportunidades de convívio. Os encontros são realizados semanalmente às quintas-feiras no SESC SENAC de União da Vitória às 14horas onde momentos de alegria e conhecimento são compartilhados, além da organização de mais atividades como passeios e viagens.
O vice-presidente, vereador Cordovan Frederico de Melo Neto (PSB) propôs a moção de aplausos aos policiais Thiago Willian Eduardo da Silva e Mark Eriksson Meminai Reolon pelo sucesso da localização de uma senhora de 88 anos que estava desaparecida. A Moção de pesar foi pelo falecimento do Sr. Mário Sérgio Sebben.
Os vereadores que fizeram uso da palavra livre foram Borracha que homenageou sua antiga professora Ana Maria Binder que estava presente e faz parte da AFATI. O vereador lembrou do Projeto de Lei que elaborou junto ao então vereador Cordovan Melo Júnior onde indicaram a professora como cidadã honorária. Também fizeram uso da palavra os vereadores Alemão, Cordovan, Thays, Guga, Marcio, Pires Filho, Ricardo Sass, Pastora Josi e Anderson. Críticas à saúde municipal foram feitas por alguns vereadores ao Executivo e muitos também comentaram sobre o exame toxicológico. Cordovan Neto disse ter sido um dos primeiros a apresentar o teste no seu ingresso como vereador da atual legislatura.
Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara de Vereadores de União da Vitória