8ª SESSÃO ORDINÁRIA

por manoela publicado 19/05/2025 16h08, última modificação 19/05/2025 16h08

As indicações da Sessão Ordinária foram em sua grande maioria relativas a melhorias no urbanismo, diversas solicitações de pavimentação asfáltica, coleta seletiva, revitalização de tubulação, intensificação na fiscalização de vagas de estacionamento destinadas a pessoas com deficiência. A vereadora Thays Bieberbach (PT) solicitou informações a respeito da Casa Vila Maria, antiga casa do Coronel Amazonas, o vereador Alemão da Agro (PL) solicitou conciliação de feriados entre as Cidades Irmãs. Também foram feitas as indicações pelo vereador Marcio Utzig (PSD) para a necessidade de fortalecimento de convênio entre Prefeitura Municipal e Associação Autismo sem Barreiras e de pagamento de impostos e taxas municipais por meio do sistema PIX.

Foi convidado o Professor e Maestro Raulino Bortollini, compositor da letra do Hino de União da Vitória para falar sobre a história da composição. Devido à um problema na garganta, seu filho Padre Emílio Bortolini fez uso da palavra representando-lhe.

Em 2ª discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária nº3/2025 que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Esportes de União da Vitória.

Os requerimentos aprovados por todos os EDIS foram: de autoria do Vereador Cordovan Frederico de Melo Neto (PSB), que solicitou a implantação de quadra de basquete 3x3 na Praça Visconde de Nacar; Jonimar Roberto Arndt (PL) pediu esclarecimentos à população sobre a situação de abandono das áreas de propriedade da Copel. O assunto do Parque Ambiental foi bastante explorado pelos vereadores, o primeiro a discutir foi o vereador proponente que lembrou a importância do local lindo que era no passado e importante para o lazer da população, que hoje acaba servindo de mau uso para bandidos e mal intencionados. Os vereadores Sass, Marcio Utzig, presidente Anderson comentaram a gravidade da situação. O vice-presidente, vereador Cordovan Neto comentou a iluminação precária e do mato alto, que oferece perigo e lembrou que na legislatura anterior já foi solicitado solução para isto. O Vereador Cordovan Neto mencionou a força política disponível e que estará na Capital paranaense também para averiguar o que poderá ser feito a respeito e citou o exemplo do Parque Barigui em Curitiba que assim como o nosso Ambiental/ Linear, tem a mesma situação, área de lago que estoura com muita chuva, mas que bem cuidado de forma inteligente, a comunidade aproveita a oportunidade seguinte de baixa do lago, por isso a necessidade urgente de revitalizar. O primeiro secretário, vereador Borracha comentou que hoje a Empresa não é mais uma estatal e é necessário muita força política para poder enfrentar a situação.

Os vereadores teceram diversos comentários a respeito do requerimento que assinaram juntos para que seja oferecido às famílias em situação de vulnerabilidade social devidamente cadastradas, a opção de cremação como alternativa ao uso dos lóculos sociais, e cremação das ossadas, considerando que muitas não possuem terreno ou sepultura nos cemitérios locais de nosso município.

Foi prestada a moção de pesar pelo falecimento do senhor Renato Ruschel, ocorrido no dia 25 de março de 2025, aos 89 anos de idade. Sr Renato Ruschel foi um grande pintor, alfaiate, escritor e grande incentivador da cultura e da filantropia na região. Foi um dos pilares da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI). Os vereadores que fizeram uso da palavra livre foram Alemão da Agro, Pastora Josi, Ricardo Adriano Sass, Marcio Utzig, Cordovan Neto e Anderson Cardoso. Evelin Tesseroli convidou a população para a caminhada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo que acontecerá no dia 2 de abril com concentração às 9h na Praça Coronel Amazonas.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara de Vereadores de União da Vitóri