5ª SESSÃO ORDINÁRIA - SESSÃO ALUSIVA AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
A Sessão Ordinária do dia 10 de março foi alusiva ao Dia Internacional da Mulher, a Casa Legislativa esteve lotada e contou especialmente com a presença do Prefeito de União da Vitória, Dr. Ary Carneiro Junior, diversos secretários do executivo, Jamar Rossoni Clivatti do planejamento e habitação, Israel Checozi da Cultura, Cleomar Bueno Secretário da UVTRAN, Solange Gomes da Educação e Cesar Strapassola chefe de gabinete, além de vários colaboradores da Prefeitura Municipal, populares e integrantes da Igreja Quadrangular. O prefeito Ary Carneiro Junior, a primeira dama e secretrária de ação social Magali e demais secretários acompanharam atentamente a Sessão até o final e puderam acompanhar as demandas da população feitas pelos vereadores com proximidade.
As indicações foram de iniciativa dos vereadores: Anderson Cripa Luis Cardoso (PR) que solicitou asfaltamento da Rua Ovídio Domingues de Matos, no bairro Bento Munhoz da Rocha e para reinstauraração do trabalho dos conserveiros no município. A vereadora Pastora Josi (DC) pediu a implantação de mecanismos de redução de velocidade no loteamento Furlan e a limpeza de um terreno baldio localizado em via do Bairro Rio D'Areia. A vereadora Evelin M. T. de Paula Dias (UNIÃO) pediu manutenção na Rua Chackel Ruthenberg, no bairro Sagrada Família e o vice-presidente, vereador Cordovan Frederico de Melo Neto (PSB) solicitou a inclusão no projeto do novo Parque Linear, em frente ao Supermercado Maclive, a implantação de duas canchas de bocha e solicitou também a manutenção na Rua Antonio Paulo Perizollo, especialmente no trecho que leva à coordenada -26.249884, -51.137294, no bairro São Gabriel. O vereador Waldir Luiz Cortellini (UNIÃO) apontou problemas de alagamento na ponte localizada na continuação da Rua Laurindo Furlan no Bairro São Gabriel e providências para o alargamento da estrada; Ricardo Adriano Sass (PL) solicitou asfaltamento na Rua José Pedro da Costa, no Bairro São Joaquim e manutenção geral na quadra Mini Arena localizada no Bairro Cristo Rei. O vereador Joarez Tica (DC) indicou a necessidade de cobertura da quadra poliesportiva da Escola Municipal Fruma Ruthenberg e pavimentação asfáltica da Rua Valdomiro Tratchuk, localizada no bairro Salete e Marcio Fernando Utzig (PSD) a inspeção e avaliação nas obras que contemplam a construção do parque linear no Distrito de São Cristóvão. Os vereadores Marcio Fernando Utzig (PSD) e Marco Antônio Caus (PL) solicitaram nivelamento da Rua Herminio Furlan no Bairro São Gabriel, juntamente com a colocação de tubos na rede pluvial.
A Tribuna Popular recebeu a primeira dama de União da Vitória, Magali Rochembach Carneiro, secretária de ação social e acessibilidade, que fez um discurso contando sua trajetória de vida e deixou uma mensagem de incentivo e reconhecimento às mulheres. A vereadora pastora Josi (DC) também fez uso da palavra com discurso alusivo ao dia das mulheres, assim como as palavras utilizadas no pequeno expediente pela vereadora Protetora Guga (UNIÃO) que fez a leitura de um texto de coragem para as mulheres.
Em primeira discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 2/2025 que proíbe o exercício de cargo, emprego ou função pública por pessoa condenada pelo crime de maus-tratos contra animais.
Os requerimentos acolhidos pelos EDIS foram de iniciativa dos vereadores: Anderson Cripa Luis Cardoso (PR) para a viabilidade de reconhecimento do Loteamento Muzzolon como bairro oficial do município, Cleonice Martinazzo Moller (PP) para instalação de redutor de velocidade na Avenida Iguaçu; Cordovan Frederico de Melo Neto (PSB) para solução dos recorrentes alagamentos na Rua Nossa Senhora do Rocio; Waldir Luiz Cortellini (UNIÃO) inclusão de asfaltamento o trecho entre o Terminal do Calcário até o Rio Soldado; Jonimar Roberto Arndt (PL) para que notificação de empresas de internet e telefonia para que regularizem e padronizem a fiação de seus serviços; Thays Bieberbach (PT) instalação de lombadas (quebra-molas) em diversos pontos de vias no distrito de São Cristóvão; Marcio Fernando Utzig (PSD) para estudos e planejamento de adequação da legislação Municipal para dispensa do estágio probatório dos professores da rede pública municipal detentores de um primeiro cargo de professor com estágio probatório já concluído.
As moções de louvor acolhidas por todos os vereadores foram de iniciativa do vereador e vice- presidente da Casa, destinada ao Dr. João Marcos Buch por sua posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná e de todos os vereadores pelo Dia Internacional da Mulher.
As moções de pesar foram manifestadas pelos vereadores pelo falecimento das Sras Silvana Nogara Bertaso ocorrido em 6 de março de 2025 e Rogéria da Costa Domit, ocorrido em 5 de março.
Os vereadores que fizeram uso da Palavra Livre foram: Alemão da Agropecuária, Thays Bieberbach (PT), Marco Borracha (PL), Marcio Utzig (PSD), Protetora Guga (UNIÃO), Waldir Cortellini (UNIÃO), Cordovan Neto (PSB), Ricardo Sass (PL) e Anderson Cardoso (PR). O assunto mais abordado pelos vereadores foi de reconhecimento pelo Dia Internacional da Mulher, motivo pelo qual a Casa esteve lotada para prestigiar o discurso de mulheres referências em nossa Cidade.
Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara de Vereadores de União da Vitória