37ª SESSÃO ORDINÁRIA
As indicações apresentadas foram de iniciativa dos seguintes vereadores: Anderson Cardoso (PR) – solicitação de um espaço de lazer para crianças na Rua das Acácias, nº 312, no Bairro Cristo Rei, e pavimentação asfáltica da Rua Dona Helena, no Bairro Rio D’Areia; Cordovan Neto (PSB) – pavimentação asfáltica da Rua dos Lírios, no Jardim Roseira; Waldir Cortellini (UNIÃO) – pavimentação asfáltica da Rua Castor Gomes, no Loteamento Furlan, e da Rua Aurélio Fontana de Pauli, no Bairro Cidade Jardim; Pastora Josi (DC) – pavimentação asfáltica da Rua Joaquim Távora, entre as ruas Marechal Deodoro e Prudente de Moraes, no Centro e a Vereadora Guga (UNIÃO) – repintura das faixas de pedestres na Rua Carlos Cavalcante, próximo ao Shopping Vale das Cachoeiras e finalização da pavimentação asfáltica da Avenida Ivan, no Jardim Roseira.
A Tribuna Popular foi utilizada pelo Pastor Juarez, que falou sobre os 74 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil, apresentando um panorama histórico da denominação. Ele destacou que o primeiro culto da igreja ocorreu em 1923, nos Estados Unidos, e que, em pouco tempo, milhares de pessoas se converteram. Em 1946, missionários chegaram ao Brasil e, em 1951, foi oficialmente fundada a Cruzada Nacional de Evangelização. Atualmente, a igreja possui mais de 18 mil templos no Brasil e está presente em 156 países. Desde 1996, experimenta um crescimento extraordinário, com projetos de missões transculturais que levam o evangelho aos quatro cantos do mundo. No Paraná, a instituição está completando 70 anos, tendo sido fundada em 1955. Em União da Vitória, a igreja está presente desde 1978, trazida pelo Pastor Doraci Otoski de Oliveira. O pastor finalizou afirmando que o propósito da Igreja Quadrangular é abençoar pessoas, ajudando, acolhendo e encaminhando jovens, adolescentes e toda a comunidade.
Foram aprovados por unanimidade em Votação Única os Projetos de Lei:
- Nº 45/2025 que altera a Lei 4553/2015 a qual dispõe e regulamenta o estacionamento rotativo de veículos de União da Vitória. O assunto, desde o início do ano, foi incisivamente debatido e cobrado pelos vereadores que já haviam elaborado Projeto de Lei, a fim de regulamentar o estacionamento e melhorar a vida do munícipe condutor de veículos que utilizam o estacionamento rotativo. Os vereadores na época estiveram em reunião com o secretário de trânsito, que neste momento informou à assessoria da Câmara que, com base neste novo decreto, a empresa já passará a aplicar sua redação, com apenas uma exceção. A proposta determina que a concessionária repasse 20% da receita bruta mensal ao poder público. Na última meia hora do período de funcionamento, a concessionária só poderá cobrar o equivalente a 30 minutos. Serão concedidas duas cortesias diárias em que o veículo poderá permanecer até 10 minutos sem cobrança. O pagamento da tarifa continua obrigatório, sob pena de multa. Avisos e notificações deverão ser feitos eletronicamente e também fixados no para-brisa.
Para vagas especiais:
• Pessoas com deficiência: duas cortesias diárias de 2 horas gratuitas.
• Idosos: duas cortesias diárias de 15 minutos gratuitas.
Este valerá para a prorrogação do atual contrato ou a próxima licitação: A regularização de infrações será feita mediante pagamento de cinco vezes o valor da menor fração vigente, com receita revertida ao município. As mudanças só entrarão em vigor na próxima licitação ou em uma eventual prorrogação do contrato atual;
- Nº 49/202 que dispõe sobre a autorização e a regulamentação da utilização de espaços esportivos, culturais e de recreação.
- Foi aprovado por unanimidade em 1ª discussão o Projeto de Lei Nº 54/2025 que dispõe sobre a criação e regulamentação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no âmbito do município de União da Vitória, e dá outras providências.
Os requerimentos aprovados incluíram: Cordovan Neto (PSB) solicitando pavimentação asfáltica na Rua das Margaridas no Jardim Roseira; Waldir Cortellini (UNIÃO) pedindo pavimentação na Rua Bernardina Souza Schleder no Cidade Jardim; Anderson Cardoso (PR) requerendo pavimentação na Rua Projetada Dois, no Bairro Rio D’Areia; Ricardo Sass (PL) solicitando a instalação de um novo poste com luminária na Rua 7 de Setembro no Bairro Ponte Nova, entre os números 228 e 300 e Thays Bieberbach (PT) junto de Cleonice Moller (PP) pedindo melhorias no Cemitério Municipal São Cristóvão.
Todos os vereadores propuseram a moção de aplausoss à Igreja do Evangelho Quadrangular pelos 74 anos no Brasil e Thays Bieberbach (PT) propos a moção de aplausos em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, data que marca a memória de Zumbi dos Palmares e simboliza a luta histórica do povo negro por liberdade, dignidade, igualdade e justiça.
Os vereadores que fizeram uso da Palavra Livre foram Ricardo Sass, Borracha, Marcio Utzig, Cordovan Neto e Anderson Cardoso. Cordovan comentou sobre os temas esportivos, como a vitória do basquete e o desempenho da equipe do Bairro São Cristóvão no campeonato varzeano. Mas, o assunto mais debatido foi a iluminação pública. O vereador Borracha relatou que, junto à vereadora Pastora Josi, verificaram diversos pontos da cidade e constataram melhorias com as trocas realizadas, porém observou a necessidade de revisão do código verificador, para garantir que os serviços sejam concluídos integralmente. O vereador também destacou que o prazo estipulado para substituição de lâmpadas com problemas seria de 48 horas, o que não vem sendo cumprido. O presidente Anderson Cardoso reforçou o alerta ao Executivo, mencionando a preocupação com o não cumprimento do cronograma prometido pela empresa IP Foco, que previa conclusão dos serviços até 30 de novembro.
- Em seguida, em Sessão Extraordinária foi aprovado em unanimidade e primeira discussão Projeto de Lei 27/2025 que estima a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro de 2026 e dá outras providências.
Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara de Vereadores de União da Vitória