36ª SESSÃO ORDINÁRIA

por manoela publicado 18/11/2025 15h30, última modificação 18/11/2025 15h30

As indicações apresentadas durante a 36ª Sessão Ordinária partiram da iniciativa dos vereadores:
• Anderson Cardoso (PR): solicitou manutenção na iluminação do Ginásio de Esportes Renato Arlei Otto, no Bairro João Paulo II, e melhorias na Rua dos Canários, no Loteamento Muzzolon.
• Ricardo Adriano Sass (PL): pediu pavimentação asfáltica da Rua Hilda Pol Sass, no Bairro Cristo Rei, e da Rua Ovando Kusma, no Bairro São Joaquim.
• Cordovan Neto (PSB): solicitou pavimentação asfáltica na Rua Emanoel Freitas, no Bairro São Luiz, e na Rua João Estácio de Paula, no Bairro São Gabriel.
• Waldir Cortellini (União): solicitou o término da pavimentação asfáltica da Rua Nossa Senhora da Salete, no bairro de mesmo nome, e pavimentação da Rua João Visinoni, no Loteamento Furlan, Bairro São Gabriel.
• Marco Borracha (PL): pediu a recuperação do asfalto da Rua Clotário Portugal, especialmente no trecho entre a Avenida Manoel Ribas e a Rua Benjamin Constant, e providências urgentes quanto ao mau funcionamento dos semáforos em diversos pontos da cidade — problema recorrente que tem causado transtornos e colocado em risco a segurança da população.
• Alemão da Agropecuária (PL): solicitou manutenção e ampliação da ciclovia que liga a Ponte Governador José Richa ao Bairro São Joaquim, passando pela Ponte Domício Scaramella, a fim de garantir melhores condições de segurança, sinalização e mobilidade para ciclistas e pedestres que utilizam diariamente o trajeto.

Foram aprovados por unanimidade os regimes de urgência dos Projetos de Lei Ordinária nº 45/2025 e nº 49/2025, ambos de autoria do Poder Executivo.

Em votação única, também foram aprovados por unanimidade os seguintes Projetos de Lei Ordinária de autoria do Poder Executivo:
• PL nº 43/2025: cria o Conselho Municipal de Educação (CME) do Município de União da Vitória – PR;
• PL nº 50/2025: ratifica o Protocolo de Intenções firmado entre o Estado do Paraná e os municípios signatários, com a finalidade de formalizar a constituição e adequação do Consórcio Intergestores Paraná Saúde (CIPS), nos termos da Lei Federal nº 11.107/2005, voltado ao desenvolvimento de ações na área da assistência farmacêutica no âmbito do SUS;
• PL nº 51/2025: altera a Lei Municipal nº 3.058/2003 e cria cinco vagas de cuidadores de idosos;
• PL nº 52/2025: altera as Leis Municipais nº 3.058/2003 e nº 5.239/2025, criando seis cargos de enfermeiros e sete de agentes comunitários de saúde;
• PL nº 53/2025: dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Esportes de União da Vitória – PR e dá outras providências;
• PL nº 56/2025: cria o Fundo Municipal de Saneamento Básico e Ambiental, institui o Conselho Municipal de Saneamento Básico e Ambiental, e define diretrizes de governança, transparência e fontes de receita.

Em Sessão Extraordinária, foi aprovado por unanimidade, em 2ª discussão, o Projeto de Lei Ordinária nº 28/2025, que dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA) 2026–2029 da administração direta, fundos e órgãos da administração indireta do Poder Executivo e Legislativo do Município de União da Vitória.

Os requerimentos acolhidos durante a sessão foram apresentados pelos vereadores:
• Cordovan Neto (PSB): pavimentação asfáltica na Rua José Pacífico da Silva, no Bairro São Gabriel;
• Waldir Cortellini (União): pavimentação asfáltica na Rua Hermínio Millis, no Bairro Nossa Senhora da Salete;
• Ricardo Adriano Sass (PL): abertura e interligação da Rua Dom Pedro I com a Rua Max Schwartz, no Bairro São Bernardo;
• Anderson Cardoso (PR) e Márcio Fernando Utzig (PSD): melhorias e reparos gerais na quadra de grama sintética localizada no Bairro São Gabriel, em frente à empresa InBrasil.

O vereador Alemão da Agropecuária (PL) apresentou Moção de Aplausos ao senhor Roque Corrêa, conhecido por muitos como “multiartista”.

Na Palavra Livre, fizeram uso os vereadores Alemão, Borracha, Cordovan, Márcio, Pastora e Anderson.
Entre os principais assuntos, o vereador Marco Borracha destacou pontos que necessitam de atenção na área urbana do município. Ele mencionou os problemas frequentes nos semáforos em locais centrais de grande fluxo, solicitando que a Secretaria de Trânsito resolva as falhas com mais agilidade.
Borracha também pediu fiscalização mais rigorosa nas vagas preferenciais e chamou a atenção para a fiação enrolada em placas de sinalização, especialmente na região central e em outros pontos da cidade.

O vereador lembrou que a responsabilidade pelos postes é da Copel, que cobra das empresas de telecomunicação uma taxa de aproximadamente R$ 7 a R$ 8 por poste pelo uso na instalação de fibra ótica. Segundo ele, é necessário que a Prefeitura, por meio do setor responsável e do Código de Posturas, cobre da Copel providências e ações efetivas de limpeza e organização da fiação.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara de Vereadores de União da Vitória