35ª SESSÃO ORDINÁRIA
As indicações partiram da iniciativa dos vereadores: Guga (UNIÃO) que indicou a necessidade de vaga de parada rápida em frente ao Pet Shop e Veterinária no Bairro São Bernardo e reparos na Rua Horts A. Waldraff no Conjunto Bento Munhoz. Anderson Cardoso (PR) solicitou providências quanto à guarda e disponibilização das chaves da Capela Mortuária do Bairro Limeira e também a colocação de tubos e fechamento da valeta localizada em frente à Igreja Assembleia de Deus no Bairro Bento Munhoz; os vereadores Marcio Utzig (PSD) e Anderson Cardoso (PR) solicitam implantação de iluminação pública na Autovia João Reolon; Cleonice Moller (PP) ações voltadas à ampliação da oferta e à redução dos tempos de espera na prestação de serviços de média e alta complexidade no município de União da Vitória/PR, compreendendo consultas especializadas, exames e cirurgias, com especial atenção à estrutura do Hospital Regional São Camilo e da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância - APMI, bem como ao fortalecimento da rede ambulatorial de especialidades e a criação e implantação de um programa permanente de prevenção e controle do diabetes, com acompanhamento médico, palestras educativas e distribuição de materiais informativos nas unidades de saúde do município. Foram solicitadas pavimentação asfáltica pelos vereadores: Cordovan Neto (PSB) nas ruas Arapongas no Muzzolon e Alcebíades Tavares no Bairro São Braz; Ricardo Adriano Sass (PL) nas ruas Lício do Amaral, no bairro São Bernardo e Francisco Beltrão no bairro Bom Jesus ; Waldir Cortellini (UNIÃO) nas ruas Expedicionário Ivo Strozzi no São Sebastião e na rua Industrial Lauro Fernandes no Bairro São Braz e Pastora Josi (DC) na Rua Adolfo Alves dos Santos também no Bairro São Brás.
Na Tribuna Popular o presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Muzzolon, Jonielson de Lima, cobrou soluções para a destinação de um terreno que há 11 anos aguarda definição. Segundo ele, o espaço já teve lei aprovada e sancionada, mas nunca foi efetivamente adquirido pela Prefeitura, mesmo após sucessivas gestões. O atual secretário de Administração teria justificado que o terreno, em processo de desapropriação desde 2014, não teve dotação orçamentária. Jonielson destacou o potencial do bairro — com empresas, famílias e crianças — e defendeu que o local seja transformado em área de lazer, centro comunitário ou espaço esportivo, promovendo qualidade de vida e desenvolvimento para a comunidade.
Foram aprovados os regimes de urgência dos Projetos de Lei: n.º50/2025 de autoria do Poder Executivo; n.º51/2025 de autoria do Poder Executivo; n.º52/2025 de autoria do Poder Executivo e n.º56/2025 de autoria do Poder Executivo.
Em votação única foi aprovado em unanimidade o Projeto de Lei Ordinária nº 47/2025 de autoria do Executivo que altera a Lei Municipal Nº 3058/2003 e dá outras providências. O Projeto em questão cria duas vagas necessárias para fiscal de obras e posturas e uma vaga para advogado com jornada semanal de 40 horas.
Requerimentos aprovados: Entre os pedidos, destacam-se solicitações de pavimentação asfáltica apresentadas pelos vereadores Cordovan Neto (PSB) – Rua Maria Marques, no Bairro Sagrada Família; Ricardo Sass (PL) – trecho da Rua D. Pedro I, no Bairro São Bernardo; e Waldir Luiz Cortellini (UNIÃO) – Rua Horácio Ribeiro, no Bairro São Sebastião. O vereador Marco Antônio Caus (PL) solicitou informações sobre quais ruas do município serão contempladas com recursos estaduais para pavimentação. Os vereadores Anderson Cardoso (PR), Alemão da Agropecuária (PL) e Marcio Utzig (PSD) pediram providências urgentes para a regularização da remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. A vereadora Pastora Josi (DC) solicitou a instalação de uma faixa elevada para travessia de pedestres na Rua Expedicionário, em frente à igreja, enquanto Thays Bieberbach (PT) requereu melhorias no fluxo de trânsito nas proximidades do Colégio Visão, entre as ruas Dario Antônio Bordin e Primeiro de Maio.
A Moção de Aplausos de todos os vereadores foi destinada à professora Angrenni Simone da Silveira Assunção Orth, da Escola Municipal do Campo Professor Waldomiro Antonio de Souza, pelo brilhante destaque e pela conquista do 1º lugar na categoria Experiência Pedagógica na 30ª edição do Programa Agrinho, promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED).
Durante o uso da palavra livre, a vereadora Cleonice Moller destacou o projeto de lei de sua autoria que propõe a criação de QR Codes em obras e estabelecimentos públicos, permitindo que a população acesse informações sobre cada obra. Segundo a vereadora, o projeto havia sido considerado inconstitucional pelo Executivo, mas o Ministério Público emitiu parecer favorável, reconhecendo que a proposta não gera custos ao município e segundo ela, poderá ser executada pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura. Também fizeram uso da palavra os vereadores Marcio Utzig, Borracha, Cordovan, Alemão e Anderson. O presidente, vereador Anderson ressaltou a preocupação com a situação da APAE, alertando para os riscos enfrentados pela instituição.
Em Sessão Extraordinária foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária nº 28/2025 que dispõe sobre o Plano Plurianual 2026 a 2029 da Administração direta, fundos e órgãos da administração indireta do Poder Executivo e pelo Poder Legislativo do Município de união da Vitória e dá outras providências.
Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara de Vereadores de União da Vitóri