31ª SESSÃO ORDINÁRIA

por manoela publicado 30/09/2025 18h00, última modificação 30/09/2025 18h00

As indicações foram de iniciativa dos vereadores: Anderson Cardoso (PR) para pavimentação asfáltica na Rua Estéfano Berejuk e instalação de bancos na Avenida Paula Freitas, nas proximidades do numeral 1251; Waldir Cortellini (UNIÃO) para transformação em mão única a Rua Afonso Corrêa no bairro Nossa Senhora da Salete e incluisão do bairro São Sebastião no itinerário do ônibus que transporta pacientes de União da Vitória para Curitiba. A vereadora Pastora Josi (DC) solicitou análise técnica no cruzamento das ruas Castro Alves com João Gualberto, nas proximidades do prédio onde funcionava a antiga UPA (atual Secretaria Municipal de Saúde) e melhorias no Centro Comunitário do bairro Limeira; a vereadora Guga (UNIÃO) indicou a necessidade de vaga para parada rápida em frente à Clínica Veterinária Saúde Animal e melhorias em via do bairro Sagrada Família. O vereador Joarez Tica (DC) solicitou pavimentação asfáltica na Rua Brasília no bairro Nossa Senhora da Salete e o vereador Alemão da Agropecuária (PL) pavimentação asfáltica para a rua Rua Alcídes Vodonos no bairro Bento Munhoz da Rocha e na Rua Afonso Corrêa.

A vereadora Thays Bieberbach (PT) protocolou, na sexta-feira (26 de setembro), uma representação para destituição do presidente da Câmara, vereador Anderson Cardoso, do cargo na Mesa Diretora. A representação, que possui quase 40 páginas e foi dada ciência a todos os vereadores, cita diversas circunstâncias. O documento foi encaminhado integralmente ao vice-presidente, vereador Cordovan Neto, a quem coube dar sequência aos trâmites, por se tratar de pedido de destituição do presidente. Nesses casos, conforme regimento interno da Casa de Leis, o vice-presidente assume a condução do processo como presidente interino. Dessa forma, Cordovan Neto colocou em pauta, na 31ª Sessão, a representação da vereadora, que foi aprovada com 8 votos favoráveis e 4 contrários — sendo contrários os votos do próprio presidente Anderson Cardoso, da vereadora Guga, do vereador Alemão da Agro e do vereador Marcio Utzig. Neste caso, Cordovan Neto não votou, por estar na condição de presidente interino.

O tema gerou intensos debates. O vereador Marcio Utzig solicitou o arquivamento da representação, apontando supostas falhas nos trâmites internos. Contudo, segundo Cordovan Neto, a análise regimental e a orientação jurídica da Casa confirmaram a regularidade do processo, permitindo a continuidade da votação. Durante as manifestações, a vereadora Guga defendeu o presidente; o vereador Borracha apontou falhas na condução de Anderson Cardoso, ressaltando que ele terá direito de defesa em até 15 dias; e o vereador Sass destacou que haverá um processo de avaliação caso ocorra a votação definitiva da destituição. Já as vereadoras Thays e Pastora Josi relataram situações de tratamento inadequado por parte do presidente, sendo que Thays também apresentou outros apontamentos que, segundo ela, não devem ocorrer dentro da Casa.

O vereador Anderson, presidente da Casa Legislativa, utilizou a tribuna durante a 31ª Sessão abordando o assunto da rivalidade política com o principal tema: segundo ele foi realizada uma denúncia anônima no Ministério Público onde o mesmo foi acusado de violência de gênero na Casa Legislativa e segundo ele, tal acusação veio arquivada como resposta por não reconhecer, segundo ele, a situação de acusação. O presidente, vereador Anderson, mencionou tal arquivamento diversas vezes na discussão o que acabou sendo ignorado pelos vereadores que votaram contrário e se manifestaram.
Com a aprovação da representação, abre-se agora o prazo de 15 dias para apresentação da defesa do vereador Anderson Cardoso. Em seguida, o processo seguirá para análise dos parlamentares, dentro do rito regimental, podendo resultar ou não na votação pela destituição.

Os Projetos de Lei que foram aprovados por unanimidade foram:

- Em 2ª discussão:
• Projeto de Lei Ordinária nº 30/2025, que dispõe sobre a organização do Sistema de Controle Interno no Município de União da Vitória-PR, cria a Controladoria-Geral do Município e dá outras providências;
• Projeto de Lei Ordinária nº 32/2025, que altera a Lei Municipal nº 3058/2003, referente à reestruturação da organização funcional de recursos humanos da Prefeitura de União da Vitória, e dá outras providências.

- Em 1ª discussão:
• Projeto de Lei Ordinária nº 23/2025, que cria o Departamento de Iluminação Pública e Inovação no âmbito da administração direta do Município de União da Vitória, define sua estrutura organizacional e dá outras providências.

Os requerimentos foram de iniciativa dos vereadores: Pastora Josi (DC) para que sejam tomadas providências quanto à instalação do encanamento de água na Avenida Pedro Kravicz, bairro Vila Rica; Anderson Cardoso (PR) solicitou pavimentação para a Estrada André Balardini, via que dá acesso à ACARDI; Alemão da Agropecuária (PL) para que seja destinado espaço adequado dentro das instalações do Parque Linear do bairro São Cristóvão para a realização de uma Feira Livre; Thays Bieberbach (PT) que seja promovida alteração na Lei Municipal nº 4.906, de 22 de dezembro de 2020, regulamentando o Programa de Aluguel Social para contemplar também a concessão do benefício a jovens que atingirem a maioridade e deixarem o serviço de acolhimento institucional.

Moção de aplausos de autoria dos vereadores Anderson Cripa Luis Cardoso (PR), Alemão da Agropecuária (PL), Cleonice Martinazzo Moller (PP), Cordovan Frederico de Melo Neto (PSB), Evelin M. T. de Paula Dias (UNIÃO), Joarez Tica (DC), Júlio Adilson Pires Filho (PP), Marcio Fernando Utzig (PSD), Marco Antônio Caus (PL), Pastora Josi (DC), Ricardo Adriano Sass (PL) e Waldir Luiz Cortellini (UNIÃO), Uma Moção de aplausos e reconhecimento ao Clube de Desbravadores, instituição social, recreativa e sem fins lucrativos, patrocinada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, que tem por finalidade a formação e o desenvolvimento físico, mental, social e espiritual de juvenis e adolescentes com idades entre 10 e 15 anos.

Os vereadores que fizeram uso da palavra livre foram Anderson Cardoso, Cordovan Neto, Alemão da Agropecuária, Borracha, Marcio Utzig e Waldir Cortellini, os temas mais comentados foram, além de suas próprias proposições, a respeito da votação da representação da vereadora Thays para a destituição do presidente da Casa Legislativa.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara de Vereadores de União da Vitória