28ª SESSÃO ORDINÁRIA SETEMBRO AMARELO – PROJETOS E ATITUDES QUE BENEFICIAM A SAÚDE MENTAL

por manoela publicado 16/09/2025 15h21, última modificação 16/09/2025 15h21

As indicações dos vereadores contemplaram melhorias nas áreas de segurança, urbanismo, sinalização e trânsito, além de solicitações para pavimentação asfáltica em diferentes locais do município. A vereadora Evelin M. T. de Paula Dias (UNIÃO) indicou a instalação de sistema de monitoramento na entrada do túnel da ciclovia que dá acesso ao bairro São Cristóvão. Já o vereador Anderson Cardoso (PR) solicitou a destinação de recursos financeiros para a implantação de um espaço esportivo e de lazer do Programa Meu Campinho. O vereador Cordovan Neto (PSB) apresentou duas indicações voltadas ao Projeto União Pró-Vida: ampliação das placas de prevenção ao suicídio, instaladas em locais estratégicos, e a definição de um espaço central para a realização da Feira de Livros do Projeto.


Na Tribuna Popular, o voluntário Jonas, representante do Projeto União Pró-Vida, apresentou dados da entidade, que entre setembro de 2017 e julho de 2025 realizou 2.748 atendimentos, sendo 545 com ideação suicida. O trabalho, desenvolvido integralmente por voluntários, segue as diretrizes da Associação Brasileira de Psiquiatria, Conselho Federal de Medicina e Organização Mundial da Saúde, priorizando o acolhimento e a escuta como principais ferramentas de prevenção.
O atendimento funciona 24 horas por meio de telefone, WhatsApp e redes sociais, com suporte presencial em dias específicos da semana. A Feira de Livros do projeto, citada em plenário, auxilia na manutenção do serviço, custeando despesas como internet e telefonia.


📞 Contatos do Projeto União Pró-Vida:
(42) 9 8890-0279 | (42) 9 8815-6081
📍 Atendimento presencial anexo à Rodoviária de Porto União
🌐 Facebook: @uniaoprovida

Palavra na Tribuna: Os vereadores Cordovan Neto (PSB) e Anderson Cardoso (UNIÃO) fizeram uso da palavra. Cordovan destacou o início da execução do Plano de Trabalho para modernização da iluminação pública municipal. Já Anderson ressaltou a Moção de Aplausos aos Legendários, reforçando a importância da superação física e emocional como transformação pessoal, familiar e comunitária, além de manifestar repúdio ao cancelamento do desfile de 7 de setembro, enfatizando os prejuízos ao comércio, entidades e comunidade.


Foi aprovado por unanimidade, em 2ª discussão, o Projeto de Lei Ordinária n.º 23/2025, que declara patrimônio cultural imaterial do município os saberes, conhecimentos e práticas tradicionais de saúde popular e cura religiosa.
Os vereadores apresentaram diversos requerimentos, entre eles: Anderson Cardoso (PR): implantação de espaço esportivo e de lazer do Meu Campinho no Bairro Bela Vista; Protetora Guga (UNIÃO): informações à Defesa Animal, incluindo a reativação do Castramóvel; Alemão da Agropecuária (PL): esclarecimentos sobre o atendimento de ambulâncias vinculadas à UPA; Professor Marcio Utzig (PSD): estudo de viabilidade para criação de gratificação de 50% do salário base aos fiscais sanitários; Pires Filho (PP): manutenção de via no bairro Muzzolom; Cordovan Neto (PSB): solicitação de terreno no bairro Bom Jesus e finalização do projeto para implantação do Meu Campinho. A vereadora Cleonice Moller reforçou que, em situações de urgência sem disponibilidade do 192, a população deve ligar para (41) 3350-9004, número divulgado pela Prefeitura em agosto.

Moções de Aplausos:

• Ao Grupo Legendários do Vale do Iguaçu – proposta de Anderson Cardoso (PR) e Cordovan Neto (PSB), com um voto contrário da vereadora Thays Bieberbach (PT). Fundado em 2022 por Ronnie Marcos Lorena e seu filho Ronnie Marcos Lorena Júnior, o grupo é reconhecido como instrumento de transformação na vida do homem, fortalecendo a fé, aprimorando o convívio familiar e impactando positivamente a comunidade. Atualmente com 74 integrantes, os Legendários atuam em ações de solidariedade em enchentes locais e nacionais e realizam encontros mensais de oração pela cidade.


• Ao Juiz Dr. Carlos Eduardo Mattioli Kockanny – com assinatura de todos os vereadores, em reconhecimento ao trabalho de excelência à frente da Vara da Infância, Juventude e Família, com destaque ao apoio às instituições, em especial à Associação Autismo Sem Barreiras.
Fizeram uso da Palavra Livre os vereadores: Alemão da Agropecuária, Cleonice Moller, Pastora Josi, Marcio Utzig, Thays Bieberbach, Cordovan Neto e Anderson Cardoso.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara de Vereadores de União da Vitória