27ª SESSÃO ORDINÁRIA
As indicações partiram da iniciativa dos vereadores: Pires Filho (PP), que solicitou a finalização da pavimentação asfáltica na Rua União da Vitória; Cordovan Neto (PSB), pavimentação asfáltica na Rua das Primaveras, no Jardim Roseira, e na Rua Carlos Evaldo Unterstell, no Bairro Limeira; Pastora Josi (DC), manutenção de via no Bairro São Sebastião e instalação de bicicletário na Unidade de Saúde do Bairro Rio D’Areia; Anderson Cardoso (PR) indicou a necessidade de pavimentação asfáltica na Rua Maria Josefa Amazonas e na Rua Prof. Dídio Augusto, no Bairro Nossa Senhora do Rocio; Waldir Cortellini (UNIÃO) pediu manutenção da estrada de acesso à comunidade do Rio Vermelho; Thays Bieberbach (PT) solicitou melhorias na mini arena do Conjunto Bento Munhoz e também o envio, pela secretaria competente, da relação de planos e projetos realizados no CREAS; e a vereadora Cleonice Moller (PP) indicou a necessidade de manutenção de via no Bairro Cidade Jardim.
Foram aprovados por unanimidade:
• 1ª discussão do Projeto de Lei nº 23/2025, que declara patrimônio cultural imaterial do Município de União da Vitória os saberes, conhecimentos e práticas tradicionais de saúde dos ofícios populares e de cura religiosa;
• Votação única do Projeto de Lei Ordinária nº 25/2025, que altera a Lei Municipal nº 3058/2003, a qual dispõe sobre a reestruturação da organização funcional de recursos humanos da Prefeitura Municipal de União da Vitória.
Os requerimentos acolhidos pelos edis foram de iniciativa dos vereadores: Cordovan Neto (PSB), para instalação de iluminação decorativa na Catedral Sagrado Coração de Jesus; Alemão da Agropecuária (PL), para recolocação da iluminação pública na extensão do viaduto da BR-153; Pastora Josi (DC), que requereu providências para pavimentação e manutenção da Rua Carlota Pioli, no Bairro Rio D’Areia; Anderson Cardoso (PR), pavimentação asfáltica da Rua José Maria Gomes, no Bairro Nossa Senhora do Rocio; Protetora Guga (UNIÃO), solicitando ao Instituto Água e Terra (IAT) informações a respeito do atendimento de animais; e Thays Bieberbach (PT), pedindo a ampliação e criação de cargos no quadro de funcionários do CREAS, como o de Educador Social.
As moções acolhidas por unanimidade foram de autoria dos vereadores:
• Anderson Cardoso (PR), ao Maestro José Carlos Gonçalves e à Professora Berenice Aparecida Guerelus Gonçalves, pela dedicação, comprometimento e excelência na organização e realização do CINFABAN – Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas, que em 2025 concluiu sua 33ª edição, um dos maiores e mais respeitados eventos do gênero no Sul do Brasil, reunindo músicos, coreógrafos, maestros, educadores e jovens de diferentes estados, promovendo integração cultural, disciplina, espírito de equipe e valorização da música como instrumento de transformação social;
• Alemão da Agropecuária (PL), à supervisora da Escola Dille Testi, Sílvia Laís Cordeiro, e à técnica de enfermagem da Unidade de Saúde Conjuntos, Idalina Nadir de Souza, pelo exemplo de empatia e prontidão demonstrados em situação de emergência;
• Marcio Fernando Utzig (PSD), ao jovem atleta Crystian Felipe Godoy, em reconhecimento à sua história de vida, superação e relevantes conquistas no paradesporto. Desde cedo enfrentando os desafios da paralisia cerebral, Crystian encontrou no esporte sua maior força. Na Bocha Paralímpica e no Atletismo, coleciona títulos regionais, estaduais, nacionais e internacionais – incluindo o ouro no Mundial da Dinamarca, em 2014, e medalhas no Parajaps e Jogos Paradesportivos do Paraná. Exemplo de perseverança, dedicação e inspiração, Crystian foi homenageado no último dia 22 de agosto de 2025 por todas essas conquistas, no evento alusivo aos 50 anos da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE) e aos 30 anos do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), desfilando entre grandes nomes do paradesporto nacional, motivo de orgulho para União da Vitória e para o Programa Paralímpico.
A Moção de Pesar foi apresentada pelo falecimento da Sra. Rosicler Menegat Martinuv.
Fizeram uso da Palavra Livre os vereadores: Alemão da Agropecuária, Cleonice Moller, Cordovan Neto, Marco Borracha, Marcio Utzig e Anderson Cardoso.
Entre os assuntos mais comentados, os ajustes no contrato da Lei do Estar foram destacados. O vereador Marco Borracha lembrou as reuniões da Câmara Municipal para elaboração da Lei, que ampliava o tempo de cortesia, concedia benefícios a deficientes e idosos, regulava valores em determinados períodos e mantinha o ticket impresso. Segundo ele, o contrato assinado pelo Executivo não cumpriu a Lei aprovada por unanimidade na Câmara.
Os vereadores compareceram à Secretaria de Trânsito cobrando providências urgentes sobre o ticket impresso e, no mesmo dia, a empresa responsável pelo estacionamento rotativo foi notificada. O vereador Marcio Utzig também lembrou que o carro da empresa permanece multando e questionou: “Como ficarão as multas aplicadas neste período? Afinal, a fábrica de multas continua?”.
Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara de Vereadores de União da Vitória