26ª SESSÃO ORDINÁRIA
As indicações partiram da iniciativa dos vereadores: Cordovan Neto (PSB), que solicitou a pavimentação asfáltica da Rua Curitiba, no bairro Ouro Verde, e da Rua Ferucio Presendo; Anderson Cardoso (PR), que pediu a instalação de um parque infantil no Loteamento Furlan, no bairro São Gabriel, e a cessão de um terreno, com área mínima de 24 mil metros quadrados, destinado à construção da sede do Departamento Penitenciário – DEPEN; Pastora Josi (DC), que solicitou pavimentação asfáltica para a Rua Dois, que dá acesso ao bairro Bela Vista; Evelin de Paula Dias (UNIÃO), que pediu melhorias para a Rua Mauro de Oliveira Cavalin, no bairro São Sebastião; Waldir Luiz Cortellini (UNIÃO), que solicitou mecanismos para a redução de velocidade na entrada do Distrito de São Domingos; e Ricardo Adriano Sass (PL), que requisitou emenda parlamentar para a construção de um refeitório na Escola Municipal Maridalva Palamar, no bairro São Braz, além da inclusão da Rua das Palmas, no Jardim Roseira, no Programa de Pavimentação Asfáltica. Já o vereador Joarez Tica (DC) solicitou uma nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no bairro Nossa Senhora da Salete, enquanto Alemão da Agropecuária (PL) pediu a implantação de uma lombada na Rua Manoel Silveira Delboux.
A Tribuna foi utilizada pela vereadora Pastora Josi (DC) e pelo vereador Cordovan Neto (PSB). Pastora Josi falou a respeito do projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação Municipal que, por meio de técnicas sensoriais com objetos reciclados, estimula os alunos de forma educativa e lúdica, beneficiando principalmente as crianças do espectro autista, ao favorecer o desenvolvimento cognitivo, proporcionar conforto, estimular o raciocínio e melhorar o aprendizado. O vereador Cordovan Neto abordou o investimento que será realizado no Estádio Antiocho Pereira, especificamente na área de iluminação, que será reformulada por meio de esforços junto ao Governo do Estado. Segundo ele, a instalação começará nas próximas semanas. Trata-se de um investimento próximo de R$ 358 mil em iluminação no Estádio Antiocho Pereira, valor este não incluso nas obras da IP Foco, que vêm sendo executadas no Município.
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná, por meio do Parecer Prévio nº 88/2025, concluiu pela regularidade das contas do exercício de 2023, sem apontamentos de irregularidade material. O Ministério Público de Contas acompanhou a unidade técnica e manifestou-se favoravelmente à emissão de parecer prévio pela regularidade, recomendando apenas que a Câmara acompanhe com atenção as áreas com pontuação deficitária, especialmente Administração Financeira, Previdência Social e Transparência. A votação, segundo o regimento da CMUV, ocorreu de forma nominal e verbal. Dois membros da CCJ, Borracha e Marcio Utzig, comentaram o parecer da Comissão, que foi favorável. Por unanimidade, foram aprovados o parecer e o Projeto de Decreto nº 2/2025, referente às contas do Poder Executivo de União da Vitória, relativas ao exercício financeiro de 2023, do então prefeito Bachir Abbas.
A palavra livre foi utilizada pelos vereadores: Borracha, que falou a respeito do estacionamento rotativo, o qual recebeu melhorias reivindicadas pela Câmara de Vereadores; Marcio Utzig, que parabenizou a vereadora Pastora Josi pela explanação do projeto da Educação que beneficia principalmente os alunos do espectro autista, lançando a ideia de que o projeto seja ampliado para outras áreas do município; e o vereador e presidente da Casa, Anderson Cardoso, que comentou sobre suas proposições.
Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara de Vereadores de União da Vitória