25ª SESSÃO ORDINÁRIA

por manoela publicado 26/08/2025 13h07, última modificação 26/08/2025 13h07

Entre as indicações, em sua grande maioria na área de urbanismo, foram três solicitações de pavimentação asfáltica, duas de instalações de lombada, conserto de tubo, limpeza de valetas e iluminação pública. O vereador Anderson Cardoso (PR) solicitou implantação de parque infantil no Jardim Angélica, no bairro São Gabriel e apoio à Escola Didi Augusto no bairro Limeira e Joarez Tica (DC) solicitou limpeza no entorno do CMEI Isadir Teresinha Barcelos do Amaral.

A Tribuna Popular foi utilizada pelo Professor Alcemar Rodrigues Martello que falou a respeito do vestibular da UNESPAR, as inscrições estão abertas até dia 14 de outubro, para insenção de pagamento da taxa de inscrição pode ser solicitado para candidatos inscritos no CadÚnico, Doadores de sangue ou de medula óssea e Servidores da Unespar que não concluíram curso superior. O pedido de isenção deve ser solicitado até 15/09/2025. A solicitação deve ser feita através do edital onde consta a lista completa de documentos e critérios. Mais informações: Edital 061/2025, disponível em vestibular.unespar.edu.br

O Presidente da Casa, vereador Anderson Cardoso, utilizou a Tribuna falando a respeito do Projeto Salva Vidas, Projeto este que encabeçou e participou na semana anterior visitando com a equipe as Escolas Didio Augusto, Glaucia Judite Goes, Lina Forte e Cívico Militar e Bernardina. O objetivo do projeto é a valorização da vida, da saúde mental e do fortalecimento social de crianças, jovens e adolescentes. Criado em 2019 o Projeto Salva Vidas nas escolas tem como missão promover o bem-estar emocional, psicológico e social dos estudantes, prevenindo situações de risco como suicídio, automutilação e outros comportamentos prejudiciais. Por meio de palestras, dança, teatro, música, assistência social e aconselhamento, o projeto tem inspirado propósito e esperança a milhares de vidas, são mais de 10 mil alunos atendidos no país. O vereador também propôs a moção de aplausos ao Projeto, acolhida por todos os vereadores. 

Foi apresentado o Projeto de Lei para conceder o título de Cidadão Benemérito ao Sr. Dago Whoel, com assinatura principal do vereador Cordovan Neto onde todos os vereadores fizeram questão de participar e assinaram juntos. A intenção já existia desde a legislatura anterior, porém devido ao estado de saúde de Dago, os membros decidiram aguardar por sua melhora, o que infelizmente não aconteceu e veio a falecer em 2023. Em reunião interna os vereadores decidiram em comum acordo pelo parecer favorável da CCJ ao Projeto de Lei Ordinária nº 24/2025: QUE CONCEDE O TÍTULO DE CIDADÃO BENEMÉRITO DO MUNICÍPIO DE UNIÃO DA VITÓRIA AO SR. DAGO ALFREDO WOEHL (IN MEMORIAM). " Reconhecendo a relevância do homenageado para o desenvolvimento de União da Vitória e o fato de não ter sido possível realizar a homenagem em vida, sendo aprovado em unanimidade em turno único". A Sra. Joana Przysiezny, viúva de Dago e a filha Andressa Woehl acompanharam presencialmente a aprovação do Projeto com emoção. Posteriormente será marcada a data da Sessão Solene para realização da outorga do título de Cidadão Benemérito ao Dago, como uma homenagem póstuma. A data para aprovação do Projeto de Lei não foi por acaso, neste dia 19 de agosto, Dago completaria 75 anos. Jornalista, visionário, empresário, professor, membro da ALVI onde ocupou a cadeira n. 29, estudioso e conhecedor do Rio Iguaçu. Fundador e presidente por muitos anos da SEC CORPRERI, tinha o sonho e objetivo incansável de solucionar e diminuir os impactos da enchente do Rio Iguaçu na cidade, o que estudou por mais de 30 anos. Incentivador da história e da cultura, ídolo das crianças que conheciam o Parque Histórico Iguaçu, o que fundou com tanto amor, carinho e onde permanece vivo: no cantar dos pássaros, no sopro do vento, na oca com a história dos índios, nas águas que passam no rio e na memória de tantas crianças e adultos que também se tornavam crianças, ouvindo as histórias do Capitão Dago.

Em 2ª discussão e votação do Projeto de Lei Ordinária nº 18/2025 que dispões sobre a organização e o funcionamento das feiras livres em União da Vitória.

Os requerimentos dos vereadores foram para quatro três pavimentações asfálticas em vias dos Bairros e uma solicitação de vaga de estacionamento rápido. A vereadora Protetora Guga (UNIÃO) solicitou documentação detalhada à Defesa Animal; Anderson Cripa Luis Cardoso (PR) solicitou reforma geral no CMEI Herbert Prescelliano Woehl, no bairro Limeira. Pires Filho (PP) solicitou serviço urgente de tapa-buraco na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto.

A palavra livre foi utilizada pelos vereadores Alemão da Agropecuária, Borracha que falou sobre a pintura das faixas de ruas que vêm sendo realizadas através de uma empresa contratada de fora, onde foi pago mais de 500 mil reais, o líder do governo, Cordovan Neto justificou que já entrou em contato com o secretário de trânsito que responsabilizou a qualidade ruim da pintura em virtude da má qualidade do asfalto. Marcio Utzig reforçou a importância do tema da prevenção do suicídio. Guga, Sass, Cordovan e Anderson também fizeram uso da palavra livre conduzindo-se aos visitantes no plenário.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara de Vereadores de União da Vitória