24ª SESSÃO ORDINÁRIA - HOMENAGEM AO DIA DO PROTETOR DOS ANIMAIS

por manoela publicado 12/08/2025 17h36, última modificação 12/08/2025 17h36

Na noite de 11 de agosto aconteceu a 24ª Sessão Ordinária. A vereadora Pastora Josi (DC) passou por cuidados médicos que em seguida foram solucionados, não participou da Sessão mas através da sua iniciativa foram protocoladas as indicações para conserto de porta em unidade de saúde do Bairro Limeira e instalação de salas sensoriais inclusivas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Escolas Municipais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PR) solicitou o aumento da frequência nas linhas de ônibus que atendem o Distrito de São Domingos e o vereador Alemão da Agropecuária (PL) pediu a implantação de pavimentação na entrada e saída da Capela Mortuária do bairro São Cristóvão.

A Tribuna Popular teve a participação da Sra Roseli Prust, que falou sobre a defesa animal. Roseli desenvolve um trabalho voluntário em prol de animais de rua e hoje tem 50 animais em sua responsabilidade. Roseli falou sobre os problemas enfrentados com animais de rua. A vereadora Protetora Guga (UNIÃO) utilizou a palavra na Tribuna com o mesmo objetivo, mostrou diversos vídeos e comentou a respeito da ausência de estrutura e atendimento por parte da Prefeitura para os animais de rua. A vereadora expôs as dificuldades enfrentadas, a ausência de atendimento de saúde veterinária assim como locais adequados de abrigos aos cães. Em entrevista ela disse que o castramóvel encontra-se parado e neste momento basicamente somente o trabalho das voluntárias protetoras é que são contados por estes animais que necessitam de cuidados.

- Em votação única foi rejeitado por unanimidade o veto do Projeto de Lei Ordinária nº 17/2025 de autoria do presidente da Casa vereador Anderson Cardoso, o qual dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de sistema de monitoramento por câmeras de segurança em bens públicos municipais a serem construídos ou reformados, e dá outras providências. O Projeto já aprovado em unanimidade pelos vereadores voltou do Executivo vetado pelo prefeito e os vereadores derrubaram em unanimidade o veto do Prefeito com o voto ausente da vereadora Pastora Josi.

Foram aprovados os Projetos de Lei, em 2ª discussão:

    • Nº 19/2025 que institui em União da Vitória o Dia da Estação Ferroviária de União da Vitória a ser comemorado anualmente em 15 de novembro;

    • Nº 22/2025 institui a aplicação do M-CHat para rastreamento precoce de sianis de transtorno do espectro autista (TEA) nas Unidades de Saúde Públicas e Privadas em União da Vitória;

    • Nº 13/2025 que dispõe sobre a redução da jornada de trabalho semanal na categoria funcional de assistente social;

    • Nº 20/2025 que dispõe sobre a criação da diretoria municipal de políticas públicas para as mulheres;

    • Em 1ª discussão, o Projeto de Lei Ordinária nº 18/2025 que dispõe sobre a organização e o funcionamento das feiras livres em União da Vitória.

Os requerimentos acolhidos pelos EDIS foram por manutenção de via no Bairro Bento Munhoz e para que seja dada a efetiva aplicação à Lei Municipal nº 5.074/2023, que cria o Programa Municipal de Promoção do Direito ao Acesso à Saúde Mental entre Jovens e Adolescentes, conforme texto já aprovado pela Câmara Municipal. Os vereadores Evelin M. T. de Paula Dias (UNIÃO), Anderson Cripa Luis Cardoso (PR) e Marcio Fernando Utzig (PSD) requereram à Secretaria Municipal do Meio Ambiente para que sejam adotadas providências urgentes quanto à presença de animais em situação de rua nas imediações de escolas e colégios do município, especialmente diante do caso recente de ataque a uma criança, ocorrido na semana passada na Escola José Moura.

A vereadora Evelin M. T. de Paula Dias (UNIÃO) apresentou a moção de aplausos aos Protetores de Animais, em homenagem ao Dia do Protetor de Animais, celebrado no dia 10 de agosto e o vereador Vereador Cordovan Frederico de Melo Neto (PSB) direcionou a homenagem à Comercial Bandeirantes pelos 70 anos de comércio comemorados no dia 6 de agosto.

Os vereadores que utilizaram a palavra livre foram Thays Bieberbach, Alemão da Agropecuária, Protetora Guga, Cleonice Moller, Cordovan Neto, Marcio Utzig e Anderson Cardoso e os assuntos mais mencionados além de suas proposições foram sobre a necessidade de providências do Executivo relacionadas aos animais de rua.

 

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comuniação e Cerimonial
Câmara de Vereadores de União da Vitória.