23ª SESSÃO ORDINÁRIA

por manoela publicado 05/08/2025 12h01, última modificação 05/08/2025 12h01

As indicações dos vereadores foram em sua grande maioria destinadas à área urbana como recuperação, manutenção e adequação de vias e pavimentação asfáltica. O vereador Anderson Cardoso solicitou melhorias no CEMEI Zila Fernandes Luiz; Waldir Cortellini pediu melhorias na entrada do Bairro Rio Vermelho e na rotatória que dá acesso a Ponte José Richa a fim de diminuir o congestionamento; Thays Bieberbach (PT) solicitou que, conforme a Lei 4939, de 15 de julho de 2021, aconteça a distribuição de materiais de construção e sanitários para reforma e recuperação de moradias às famílias de baixa renda e o vereador Marcio Fernando Utzig (PSD) pediu para que sejam planejadas ações para coibir, evitar e ou diminuir a incidência de furtos de fios de cobres da rede elétrica de Propriedades no Interior do Município.

A Tribuna foi utilizada pelos vereadores Pastora Josi e Marcio Utzig. Pastora Josi discorreu sobre o agosto Laranja, que tem o objetivo de reduzir a incidência de deficiências tanto no nascimento quanto ao longo da vida e a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que tem como tema "Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!". A vereadora lembrou o quanto os cuidados podem reduzir a incidência de deficiências tanto no nascimento quanto ao longo da vida e a importância da identificação precoce com apoio e cuidados necessários, a necessidade de prevenção e conscientização constantes não somente no mês de agosto, mas durante todo o ano, pois a semana, segundo a vereadora deve ser mais do que um momento simbólico, mas a chamada a reflexão. O vereador Marcio Utzig discorreu sobre demandas solicitadas e atendidas pelo líder do governo do Estado no Bairro São Gabriel direcionada a educação.

Foram aprovados em 1ª discussão por unanimidade os Projetos de Lei:

- De autoria do Legislativo:

  • Nº 19/2025 que institui em União da Vitória o "Dia da Estação Ferroviária de União da Vitória" a ser comemorado anualmente em 15 de novembro;

  • Nº 22/2025 que instiuti a aplicação do instrumento M-Chat para rastreamento precoce de sinais de transtorno do espectro autista (TEA) nas unidades de saúde públicas e privadas no Município de União da Vitória.

    - De autoria do Executivo:

  • Nº 13/2025 que dispõe sobre a redução da jornada de trabalho semanal da categoria funcional de assistente social em União da Vitória e estabellece outras providências;

  • Nº 20/2025: que dispõe sobre a criação da Diretoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, e dá outras providências.

Os requerimentos acolhidos pelos vereadores foram para realização de drenagem pluvial e correção estrutural no bairro Limeira. O vereador Cordovan Neto solicitou informações a respeito da interrupção da construção da nova estrutura da Escola Municipal Hilda Melo; Thays Bieberbach (PT) solicitou para que a Copel seja notificada sobre a interupção frequente de energia no Bairro Muzzolon e o vereador Marcio Fernando Utzig (PSD) solicita avaliação de possibilidade para professores municipais realizarem 50% de sua hora atividade no ambiente domiciliar.

Foram acolhidas moções de pesar pelo falecimento da Sra. Marcela Maria Pimpão Lell, ocorrido no dia 25 de julho de 2025, aos 32 anos de idade e do advogado Hélio Bueno Camargo, ocorrido no dia 18 de julho de 2025 aos 86 anos de idade. As moções de aplausos foram de iniciativa dos Vereadores Cordovan Frederico de Melo Neto (PSB), Alemão da Agropecuária (PL) e Joarez Tica (DC) aos atletas Flávia Brito, Paula dos Santos e Eduardo dos Santos, que representaram com destaque o município de União da Vitória no Campeonato Brasileiro de Downhill 2025, realizado no Morro Ferrabraz, em Sapiranga no Estado do Rio Grande do Sul e dos vereadores Anderson Cardoso (PR) e Alemão da Agro (PL) à jovem Isabella Ruby, em reconhecimento ao seu brilhante desempenho e às vitórias conquistadas na modalidade esportiva Rédeas, consagrando-se Campeã Paranaense de Rédeas de 2025 em sua categoria.

A palavra livre foi utilizada pelos vereadores Cordovan Neto, Waldir Cortellini, Pastora Josi, Marcio Utzig e Anderson Cardoso. Ao final da Sessão o Presidente, vereador Anderson Cardoso agradeceu a presença de entidades e personalidades presentes, que trabalham com pessoas com deficiência e pretigiaram a Sessão alusiva ao agosto laranja.

 

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Cãmara de Vereadores de União da Vitória