21ª SESSÃO ORDINÁRIA
As indicações ficaram por conta dos vereadores: Pastora Josi (DC) que solicitou manutenção da iluminação pública em via do bairro Rio D'Areia e pavimentação asfáltica da Rua Serafim Schaeffer, no bairro Ponte Nova. Júlio Adilson Pires Filho (PP) solicitou pavimentação asfáltica na Rua Nossa Senhora do Rocio e na Rua João Leonardi no bairro Bom Jesus. Marcio Fernando Utzig (PSD) indicou a necessidade de pintura de faixas na Rua Padre Antônio Saporit; Marcio Fernando Utzig (PSD) reparos no relógio da Estação Ferroviária, já a Vereadora Protetora Guga (UNIÃO) solicitou vaga de parada rápida em via no centro de União da Vitória. Anderson Cripa Luis Cardoso (PR) instalação de um chimarródromo em praças ou demais espaços públicos e juntamente aos vereadores Alemão da Agropecuária (PL) e Waldir Luiz Cortellini (UNIÃO) solicitaram a municipalização do trecho da Avenida Paula Freitas que atualmente pertence ao Estado do Paraná. O vereador Alemão da Agropecuária (PL) pediu instalação de lombada em altura da Rua Wilkys Correia no bairro Sagrada Família.
A Tribuna Popular foi utilizada pelo Sr. Elisson Bruno Becker acadêmico da UNESPAR. Segundo ele, pronunciou-se representando os acadêmicos a respeito da incorporação da UNIUV pela UNESPAR. O acadêmico comentou sobre o aumento de cursos ofertados pela UNIUV o que acabará contriibuindo no retrocesso da fusão. Segundo o palestrante a fusão será benéfica para a UNESPAR que além de ter, segundo ele, a divisão de espaço com outras instituições que tem integrantes de faixas etárias diferentes que requerem tratamentos diferenciados, também enfrenta diversos problemas estruturais. Já os alunos da UNIUV, segundo o acadêmico palestrante esperam a fusão com a expectativa da responsabilidade do Estado, sem custo ao aluno. Elisson pediu a colaboração dos poderes legislativo e executivo para o fato.
A vereadora Pastora Josi usou a Tribuna discorrendo a respeito de suas proposições, em especial o Projeto de Lei que institui a aplicação do instrumento M-CHAT, com objetivo de rastreamento precoce de sinais do transtorno do espectro autista (TEA). O vereador Ricardo Adriano Sass (PL) usou a Tribuna para falar a respeito dos serviços prestados pela SANEPAR, que segundo ele são repudiantes. O vereador citou obras não terminadas onde as responsabiidades são tranferidas às empresas terceirizadas pela própria empresa. O vereador mostrou ainda dois vídeos de moradores de bairros distintos onde a SANEPAR cobra o valor pertinente de serviço porém não presta o mesmo, água de esgoto aberta sem tratamento, com vazamento na via pública, dejetos de esgoto espalhados em céu aberto e segundo o vereador, despejado no Rio Iguaçu sem canalização ou tratamento.
Foi aprovado em unanimidade em 2ª discussão o Projeto de Lei 17/2025 que dispõe sobre obrigatoriedade de instalação de sistema de monitoramento por câmeras de segurança em bens públicos municipais a serem construídos ou reformados.
Os requerimentos foram de iniciativa dos vereadores: Anderson Cripa Luis Cardoso (PR) para criação de cargo de diretor de saúde bucal na secretaria de saúde; Ricardo Adriano Sass (PL), Joarez Tica (DC) e Júlio Adilson Pires Filho (PP) para que, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, oficie a Companhia de Saneamento do Paraná, SANEPAR, solicitando providências imediatas quanto ao problema de retorno de esgoto nas vias públicas do município. Joarez Tica (DC), Pires Filho (PP) e Ricardo Sass (PL) para que, após a substituição das luminárias convencionais pelas de LED, os materiais metálicos retirados sejam imediatamente recolhidos e destinados à venda para reciclagem, evitando o acúmulo de inservíveis nos pátios municipais. Pires Filho (PP) solicitou a viabilização de recurso destinado à pavimentação asfáltica da Rua Nossa Senhora do Rocio; Marcio Utzig (PSD) e Thays Bieberbach (PT) solicitam resposta do executivo Municipal sobre a redução da jornada de trabalho dos assistentes sociais; Protetora Guga (UNIÃO) pede providências de proteção do cão comunitário; Alemão da Agropecuária (PL) pavimentação asfáltica em via do Bairro Panorama.
A Moção de pesar foi pelo falecimento da professora Sr.ª Thaísa Estevão Riesemberg, ocorrido no dia 03 de julho de 2025.
Os vereadores que fizeram uso da palavra livre foram Alemão da Agropecuária, Pastora Josi, Thays Bieberbach, Marcio Utzig, Vereadora Guga que falou a respeito da coleta seletiva que necessita de organização e cumprimento da lei, Waldir Cortellini e Anderson Cardoso. O assunto mais comentado pelos EDIS além de suas próprias proposições foi a situação da SANEPAR e a fusão da UNIUV e UNESPAR, onde os vereadores colocaram-se a disposição para colaborar no que for possível.
Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara de Vereadores de União da Vitória