19ª SESSÃO ORDINÁRIA – FINALMENTE, LUZ PARA UNIÃO DA VITÓRIA

por manoela publicado 25/06/2025 17h35, última modificação 25/06/2025 17h35

As Indicações foram de iniciativa dos vereadores: Vereador Alemão da Agropecuária (PL) que solicitou melhorias na área destinada aos pedestres na cabeceira da Ponte de Ferro, no lado do bairro São Cristóvão.Waldir Luiz Cortellini (UNIÃO) solicitou melhor estacionamento para embarque e desembarque de pacientes transportados por ônibus da saúde na localidade do Bairro Salete. A vereadora Protetora Guga (UNIÃO) indicou a necessidade de asfaltamento em vias do Bairro São Braz e Sagrada Família; a vereadora Pastora Josi (DC), a necessidade de limpeza e manutenção de calçadas, pavimentação e melhorias estruturais em via do bairro Rio D'Areia; já a vereadora Cleonice Martinazzo Moller (PP) solicitou manutenção do parquinho localizado no bairro Cristo Rei e demarcação de vagas de estacionamento prioritárias para idosos e pessoas com deficiência.

Em votação única foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária nº 19/2025 que autoriza o Poder Executivo Municipal a emitir ordem de serviço relativa ao cotrato de concessão 340/2020 decorrente da concorrência pública 02/2029 nos termos da Lei Municipal n. 4717/2017 com redaçao dada pela Lei 5184/2024, e dá outras providências. O Projeto em questão é relativo ao contrato de iluminação pública, o que autoriza a Prefeitura a emitir a ordem de serviço para, finalmente dar início ao serviço para instalação da iluminação em led. A previsão da empresa para as obras é de aproximadamente 120 dias a partir do início do trabalho em campo, conforme informado pela própria empresa. Este foi o assunto mais comentado pelos vereadores durante a sessão. Os vereadores trabalharam de forma intensa em avaliação do contrato, junto a Empresa IP Foco e Executivo, esforçando-se para solucionar o problema da iluminação. O vereador Anderson Cardoso, presidente do legislativo, convidou a empresa IP Foco, recebendo o diretor e seus representantes, os quais estiveram no plenário para reunião e esclarecimentos aos vereadores. O presidente Anderson também designou o representante do legislativo, vice-presidente, vereador Cordovan Neto para acompanhar o trabalho da Empresa de iluminação que fará o trabalho em União da Vitória. Cordovan Neto esteve em Porto Alegre com objetivo de conhecer in loco o formato do trabalho de iluminação na capital gaúcha onde a empresa presta serviço. Logo iniciarão as obras para a troca de iluminação e finalmente União da Vitória será iluminada, uma cidade mais segura e feliz para se viver. A população de União da Vitória terá, finalmente, um horizonte iluminado neste Natal.

Requerimentos acolhidos pelos vereadores foram de autoria do vereador Alemão da Agropecuária, o qual pediu a criação de um cronograma permanente de recolhimento de entulhos nos bairros do município, com a destinação de um caminhão com dois servidores para realizar a coleta de forma organizada, uma vez por mês em cada bairro, com prévia comunicação aos moradores. O proponente comentou o requerimento e o vereador, presidente do legislativo, Anderson Cardoso comentou suas proposições já protocoladas relativas ao mesmo tema, lembrando a Lei do Pequeno Gerador , que segundo ele não é cumprida. Cordovan Frederico de Melo Neto (PSB), solicitou à secretaria de esportes do Município de União da Vitória, implantação dos jogos dos funcionários públicos do Município de União da Vitória. Vereador Cortellini (UNIÃO) pediu pela conclusão da pavimentação asfáltica da estrada de acesso à comunidade do Rio Vermelho até a escola. A vereadora Guga (UNIÃO) e Marcio Fernando Utzig (PSD) solicitaram a implantação de Campanha de Conscientização contra Maus-Tratos a Animais e pela Guarda Responsável. Os proponentes comentaram a solicitação.

A Moção acolhida por todos os vereadores foi de aplausos à sra. Therezinha Leony Wolff - a Dama da Cultura das Cidades Gêmeas que completou 90 anos no dia 2 de junho de 2025. Outorgada como Cidadã Honorária por esta Casa Legislativa em 22 de outubro de 2022, Sra. Therezinha é hoje a maior referência quando se trata da história das Cidades Irmãs. Sua trajetória de vida, marcada pelo amor à cultura e à educação, é motivo de aplausos, gratidão e inspiração para as futuras gerações. Que seus 90 anos sejam celebrados com saúde, reconhecimento e merecido carinho de toda a comunidade.

Os vereadores que fizeram uso da Palavra Livre foram Thays, Marcio, Alemão da Agropecuária, Cortellini que falou sobre a iluminação na estrada do Rio Vermelho; Guga, Pastora Josi, Borracha, Cordovan, Sass e o vereador Anderson.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara de Vereadores de União da Vitória