18ª SESSÃO ORDINÁRIA

por manoela publicado 17/06/2025 11h08, última modificação 17/06/2025 11h08

As indicações foram, em sua grande maioria destinadas a parte urbana, solicitações de pavimentação asfáltica, manutenção de bocas de lobo e manutenção de vias, sinalização viária, redutores de velocidade e instalação de faixas elevadas. Foi solicitado reparos no CMEI Profª. Angela Cristina Muller Crestani pelo vereador Cortelini (UNIÃO), a vereadora Thays Bieberbach (PT) indicou a necessidade de um plano de trabalho para reduzir o número de ataques de cães nas ruas; o Vereador Marcio Fernando Utzig (PSD) solicitou para que a empresa que presta os serviços do estacionamento rotativo seja notificada para que prestar esclarecimentos em relação a emissão de multas já que não estão sendo mais colocadas as notificações no papel, e sim apenas via aplicativo. O vereador Alemão da Agropecuáriia (PL) indicou a necessidade de obras de reforma e manutenção na unidade de saúde do bairro São Braz.

Quem utilizou a palavra no Grande Expediente foi o vice-presidente da Casa e líder do governo no legislativo, vereador Cordovan Neto, que falou novammente a respeito da iluminação pública. O líder do governo no legislativo discorreu sobre os trâmites: no final da semana que antecedeu a 18ª Sessão Ordinária, o Prefeito Municipal Ary Carneiro Junior convidou os vereadores para participarem de uma reunião esclarecendo os ajustes no contrato com a empresa licitada para a APP; o Projeto de Lei da iluminação foi dado entrada na Câmara Municipal o qual o vice-presidente, vereador Cordovan mencionou a necessidade de urgência de votação.

Foi aprovado o regime de urgência o Projeto de Lei Ordinária de n.º19/2025 de autoria do Executivo que trata da iluminação pública municipal.

Foram aprovados em unanimidade, em 2ª discussão o Projeto de Lei Ordinária nº 14/2025 que denomina via pública em União da Vitória e nº 16/2025 que concede o título de cidadã honorária à Sra. Desembargadora Lídia Maejima.

Os requerimentos acolhidos pelos EDIS foram: pela revisão de diárias dos servidores do Executivo, proposto pelo vereador Cordovan Neto (PSB), providências técnicas e estruturais na Unidade de Saúde Josiane Dissenha Bohn, proposto pela vereadora Pastora Josi. O presidente da Casa, Vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PR) solicitou através de requerimento pavimentação asfáltica da Rua Laranjeiras do Sul no bairro Bela Vista. Os vereadores Joarez Tica (DC) e Ricardo Adriano Sass (PL) solicitaram para que o Poder Executivo oficie ao Governo do Estado, e ao Instituto Água e Terra (IAT), solicitando informações atualizadas sobre o andamento da licitação do anteprojeto, cronograma de execução das obras, etapas previstas após a conclusão dos estudos técnicos pedindo para que o Município cobre oficialmente o cumprimento do compromisso firmado pelo Estado reforçando a urgência da obra diante da gravidade das últimas cheias, que causaram prejuízos sociais e econômicos significativos à população. Marcio Utzig (PSD) solicitou manutenção das estradas rurais com linhas do itinerário do transporte Escolar; Pires Filho (PP) solicitou recuperação do piso do pátio da Escola Municipal Clementina Lona Costa; Alemão da Agropecuária (PL) requereu para que sejam retomadas as obras iniciadas no cemitério, especialmente no que se refere à construção do gavetas.

Os vereadores que utilizaram a palavra livre foram: Alemão da Agropecuária, Ricardo Sass, Marcio Utzig, Marco Borracha, Waldir Cortellini, Cordovan Neto e Anderson Cardoso. O assuunto mais comentado pelos vereadores foi a respeito da iluminação pública e também sobre o estacionamento rotativo. O vereador Cordovan Neto que também é líder do executivo anunciou no final da Sessão uma reunião com o executivo e secretário de trânsito convidando os vereadores para tratar dos assuntos reveindicados pelos EDIS, como as vagas preferenciais, tempo de cortesia e notificação impressa colocada no veículo como era feito anteriormente e há pouco tempo alterada sem comunicado prévio.

 

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara de Vereadores de União da Vitória