17ª SESSÃO ORDINÁRIA - CÂMARA ATUA PARA RESOLVER A QUESTÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM UNIÃO DA VITÓRIA
As indicações foram destinadas em sua grande maioria à área de urbanismo solicitando melhorias nas pinturas, sinalização e reparação de vias, iluminação e melhorias nos CMEIs. O
Vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PR) solicitou reestruturação completa do trevo de acesso ao bairro Miguel Forte e a regularização do fornecimento de medicamentos nas unidades de saúde. O vereador Alemão da Agropecuária (PL) indicou a necessidade de realização de estudo técnico para definição de prioridades na execução de pavimentações asfálticas no município, considerando critérios de utilidade pública, mobilidade urbana e impacto social e o vereador Ricardo Adriano Sass (PL) solicitou a destinação de recursos financeiros por meio de emenda parlamentar para custeio via teto MAC (Média e Alta Complexidade).
Quem utilizou a palavra na Tribuna Popular foi o secretário de finanças Sr Odelir Dileto Cachoeira que falou a respeito da iluminação pública. Cordovan Neto também utilizou a palavra na Tribuna com o mesmo objetivo e este foi o assunto mais discutido durante a Sessão. O vereador Cordovan Neto, vice-presidente da Câmara de União da Vitória e líder do governo da administração do Prefeito Dr. Ary Carneiro Junior na Casa Legislativa, relatou toda a situação da iluminação pública. Muitos vereadores questionaram o contrato firmado na gestão do Prefeito Santin Roveda. Alguns EDIS ao longo dos meses como Borracha, Sass, Pires e Thays questionaram a situação do contrato e solicitaram a presença do secretário de finanças Odelir Dileto Cachoeira, para prestar esclarecimentos aos representantes do povo, motivo que o levou a prestar esclarecimentos. O secretário que esteve presente em reunião aberta com os vereadores explicou em detalhes o contrato, que segundo ele, sofreu ajustes na fórmula em sua redação e neste formato não acarretará custo adicional no bolso da população. Cordovan Neto destacou a construção de um acordo entre a Prefeitura Municipal e a empresa IP Foco, empresa esta da PPP ( Parceria Público Privada) da iluminação pública. O líder do go9verno no legislativo explicou a situação onde hoje a prefeitura não pode fazer as trocas da iluminação por Led devido ao contrato assinado na gestão do então Prefeito Santin Roveda, onde o então prefeito Bachir Abbas não concordou e preferiu não assinar a ordem de serviço, o que acabou se tornando um entrave judicial.
Os vereadores vem atuando de forma debruçada e crítica a respeito do assunto, cada um em seu ponto de vista, mas a fim de chegar a melhor solução para União da Vitória sem custo adicional à população, mas com iluminação adequada, de qualidade a fim de melhorar a qualidade de vida e segurança da população. O vereador Cordovan Neto explicou que desde o início do ano acontecem diversas tratativas junto ao executivo e a empresa IP Foco buscando chegarem num acordo. Cordovan foi indicado pelo presidente do legislativo vereador Anderson Cardoso, para compor a comitiva do executivo municipal que foi até a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre conhecer de perto o funcionamento a APP da iluminação pública, onde a empresa IP Foco também presta serviços. Na ocasião o vereador Cordovan Neto acompanhou o secretário de planejamento, de finanças e o jurídico da prefeitura voltando com imagem interessante da experiência, dando então início a ajustes necessários no contrato com a empresa. Segundo o vereador Cordovan, a construção do executivo com o legislativo, permitiu montarem uma proposta à Empresa, que se interessou aos ajustes no contrato, o que encontra-se hoje bem encaminhado. Desta forma, assim que elaborado e realizado no Executivo, o Projeto Lei será enviado ao Legislativo a fim de chancelar a assinatura da ordem de serviço, para então finalmente ser dada início as trocas do parque de iluminação pública no Município de União da Vitória. Segundo a empresa em 90 dias deve-se trocar a iluminação de toda União da Vitória.
Segundo ainda o presidente do legislativo, Cordovan Neto, a empresa de renome internacional recentemente foi premiada através da ONU num projeto de cidades inteligentes na questão de iluminação pública, demonstrando credibilidade: “ - O melhor de tudo, o contribuinte vai continuar pagando a mesma coisa mas terá uma iluminação de última geração.”.
Em 1ª discussão foi aprovado o Projeto de Lei 14/2025 que denomida via pública em União da Vitória e 16/2025 que concede o título de cidadã honorária à Desembargadora Dra. Lidia Maejima.
Os requerimentos aprovados foram por mecanismos que garantam maior segurança no Bairro Nossa Senhora das Graças, construção de Meu Campinho no Bairro São Braz, caçamba para descarte adequada de resíduos sólidos no Cemitério do São Cristóvão, iluminação pública e por modificações na capela mortuária do Distrito de São Cristóvão por iniciativa do vereador Alemão e Ricardo Sass para melhorias no Bairro Ponte Nova. Marcio Utzig solicitou a suspensão dos efeitos da DELIBERAÇÃO Nº01/2025 Aprovada por Reunião do Conselho Administrativo do dia 28 de maio de 2025, e que seja promovida as pertinentes discussões com os Servidores Municipais, maiores interessados sobre as mudanças do regulamento; a vereadora Cleonice Moller e Thays Bieberbach sugeriram para que seja realizada no mês da mulher a semana da mulher em âmbito municipal escolar com a finalidade de atividades de conscientização e prevenção.
A Vereadora Pastora Josi (DC) e Anderson Cardoso propuseram a moção de apoio às APAEs e de repúdio à ADI Nº 7.796, diversos vereadores comentaram a moção apoiando a Instituição com discurso sob a mesma ótica. As APAEs jamais podem terminar, elas representam todo apoio necessário aos familiares e pessoas com deficiência, pensar na extinção é o mesmo que abandonar milhares de famílias que tem a APAE como uma grande mãe que tudo faz por seu filho. A moção de pesar foi pelo falecimento de Adir Buschmann - Senhor Dico.
Os vereadores que fizeram uso da palavra livre foram Alemão da Agro, Thays, Sass, Cleonice, Marcio, Alemão, Cordovan e Anderson. Os assuntos foram relativos ao apoio da APAE e a necessidade da solução de iluminação pública em União da Vitória.
Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara de Vereadores de União da Vitória