16ª SESSÃO ORDINÁRIA
As indicações dos vereadores foram destinadas à área de urbanismo solicitando instalação de lombada, faixa elevada, patrolamento e colocação de pedras em vias e iluminação em praças públicas. O vereador Borracha Caus (PL) solicitou ao Executivo para que aponte os motivos da paralisação da obra na Rua Gabriel Bughay; o Vereador Ricardo Adriano Sass (PL) pediu cópias de todos os contratos, termos aditivos, ajustes e quaisquer instrumentos jurídicos celebrados entre o Município e a atual empresa responsável pela administração do estacionamento rotativo. O vereador Cordovan Neto (PSB) solicitou a instalação de paver em volta do 7º Colégio Militar Dr. Lauro Müller Soares e Marcio Fernando Utzig (PSD) solicitou esclarecimentos ao Executivo para os Servidores Municipais, por meio de recursos aplicáveis ao caso, como está sendo realizada a retenção do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) na folha de pagamento.
A palavra no Grande Expediente foi utilizada pelos vereadores Pastora Josi (DC), Cordovan Neto (PSB) e Anderson Cardoso (PR). A vereadora Pastora Josi fez um relato sobre a situação das APAES, que vem sendo segundo a vereadora, motivo de preocupação devido uma ação que busca questionar a existência de escolas especiais. As APAEs, conforme comentou a vereadora, não é apenas uma escola, mas um centro completo de apoio à famílias que sentem-se sozinhas diante de um caminho e encontram na APAE o apoio necessário. O vereador Cordovan Neto comentou sobre emendas vindas ao Município através de sua dedicação e parabenizou esportistas que representaram o Município em Campeonatos PR e SC incluindo os representantes da terceira idade. Anderson Cardoso discorreu a respeito do Projeto de Lei de sua autoria para um cuidado especial com os bens públicos, através da instalação de câmeras de monitoramento, com objetivo da segurança e inibição de atos de vândolos através de uma medida preventiva.
Foi reprovado em unanimidade o regime de urgência do Projeto de Lei n.º15/2025, de autoria do Poder Executivo, que cria cargos em comissão de diretor de saúde bucal e de chefe do setor jurídico do município. Os vereadores Thays, Marcio, Cleonice, Guga, Sass, Borracha, Cordovan Neto e Anderson pronunciaram-se. Sass salientou ser necessário fazer mais com menos e mencionou haver erro na redação do projeto onde se reporta, segundo ele, a criação de um cargo sendo necessário mencionar o valor exato e não referido em percentual acima de outro cargo. Os vereadores foram unânimes da ótica em avaliar com calma, sem necessidade de regime de urgência.
O requerimento aprovado em unanimidade foi de iniciativa do vereador Marcio Utzig (PSD), o qual solicitou a realização de uma reunião com a participação do Delegado de Polícia, Ministério Público, membros do Poder Judiciário e Conselho Tutelar do Município para tratar de assunto de desconforto no corpo docente municipal.
Foi aprovada com dois votos contrários da vereadora Thays Bieberbach (PT) e Cleonice Moller (PP) a moção de iniciativa do presidente da Casa, Vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PR), a moção de Apoio ao Projeto de Decreto Legislativo nº 3/2025, que susta os efeitos da Resolução nº 258, de 23 de dezembro de 2024, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA, e ao Projeto de Lei nº 1904/2024, que visa impedir o reconhecimento do aborto como direito sem limite de tempo gestacional, protegendo a vida desde a concepção até o nascimento. Através da iniciativa do Vereador Cordovan Frederico de Melo Neto (PSB) foi aprovada a moção de aplausos à Izabella Bieberbach Engroff Galle que liderou a FURIA na conquista histórica do Campeonato Mundial de CS2, em Dallas no dia 25 de maio de 2025.
A Palavra Livre foi utilizada pelos vereadores: Pastora Josi, Marcio Utzig, Guga e Anderson Cardoso. Além de suas próprias proposições comentadas pelos vereadores, a vereadora Guga deu o recado à população convocando-a para arrecadação de caminhas e cobertas para animais de rua. A vereadora disponibilizou o endereço do ponto de coleta na Av. João Pessoa, 1076. Caso o doador não possa comparecer até o ponto de coleta, a vereadora propôe-se a buscar os donativos e o contato pode ser através de sua rede social.
Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara de Vereadores de União da Vitória