15ª SESSÃO ORDINÁRIA
As Indicações apontadas pelos vereadores foram por melhorias e manutenção de vias, implantação de faixas elevadas e redutores de velocidade, limpeza de bueiros, instalação de braços nos postes de iluminação pública, manutenção de boca de lobo, serviços de máquina e colocação de pedras na estrada da Serra do Papuã. O vereador Ricardo Adriano Sass (PL) solicitou emendas parlamentares para serem contempladas obras de infraestrutura e ações de cunho social, A vereadora Cleonice Moller solicitou a concessão do benefício de aluguel social em União da Vitória.
Os requerimentos aprovados por unanimidade foram para implantação do Programa de Pró-Gestão no FUMPREVI de iniciativa do vereador Marcio Utzig (PSD), para instalação de redutor de velocidade no Bairro Cristo Rei de iniciativa da vereadora Thays Bieberbach (PT) e o vereador Júlio Adilson Pires Filho (PP) solicitou através do requerimento aprovado, ao Secretário Municipal de Trânsito para que sejam adotadas as providências necessárias quanto ao ordenamento e segurança viária na nova rotatória recentemente implantada na Rua Carlos Cavalcanti, nas imediações do terminal de ônibus, bem como que sejam apresentados os estudos técnicos que embasaram a escolha e a execução da referida alteração viária.
O Vereador Cordovan Frederico de Melo Neto (PSB) propôs a moção de aplausos direcionada à organização do 4º Encontro de Veículos Antigos do Vale do Iguaçu, realizado em 17 e 18 de maio de 2025, evento este que reuniu mais de 400 veículos clássicos de diversas cidades do sul do Brasil. Os vereadores acolheram a moção de pesar pelo falecimento do Professor Nivaldo Antônio Oliskovicz.
Os vereadores que fizeram uso da palavra livre foram Alemão da Agropecuária (PL), Marco Caus Borracha (PL), Ricardo Adriano Sass (PL), Cleonice Moller (PP), Marcio Utzig(PSD), Cordovan Neto (PSB) e Anderson Cardoso (PR). O assunto mais evidente foi o Projeto de Lei aprovado pelos vereadores em unanimidade e bastante debatido anteriormente para melhorias no estacionamento rotativo. Os vereadores Borracha e Sass comentaram diversas alterações propostas no Projeto de Lei, a qual foi sancionada pelo Executivo, e segundo eles ignorada pelo mesmo na efetivação do contrato, que conforme ambos citaram em suas palavras livres, não seguem os tópicos da Lei e foi renovado por mais 5 anos. O vereador Cordovan Neto falou em sua palavra livre sobre a retro escavadeira conseguiuda ao executivo através de esforço do governo federal e estadual, conforme explanou o vereador. O presidente do Legislativo agradeceu a presença e envolvimento dos vereadores na apresentação da Primeira Exposição da Proposta de Implantação do Orçamento Impositivo e Revisão do Regimento Interno, apresentada pelo Instituto Conceito em Gestão Pública – ICGP.
Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara de Vereadores de União da Vitória