13ª SESSÃO ORDINÁRIA
Entre as indicações que fizeram parte da Sessão Ordinária estão solicitações para a área urbana, sinalização e instalação de lombada e faixa elevada, pavimentação asfáltica, manutenção de iluminação pública, serviços de limpeza, roçada e recuperação de passeios, limpeza e manutenção do cemitério no Centro da Cidade e implantação de mais lixeiras no centro da cidade. A vereadora Pastora Josi (DC) solicitou a troca do telhado do 'Posto de Saúde' do Bela Vista e o presidente da Casa, vereador Anderson Cardoso (PR) solicitou para que os medicamentos sejam entregues diretamente pela UPA Warrib Motta também aos finais de semana (sexta, sábado e domingo), especialmente para casos urgentes.
Foi aprovado por unanimidade a medida de urgência do Projeto de lei ordinária de n.º12/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a reposição salarial autorizando a conceder reposição inflacionária e aumento real nos vencimentos dos servidores da administração direta e indireta e aos proventos do inativos e pensionistas do município, no percentual de 4,83% de inflação e mais 1,17% de aumento real, totalizando 6% a partir do mês de março de 2025. O mesmo foi aprovado por unanimidade em sessão extraordinária na sequênncia da 13ª sessão junto ao Projeto de lei Nº15/2025 que dispõe sobre a reposição salarial dos servidores do poder legislativo municipal.
Os vereadores Júlio Adilson Pures Filho (PP) e Ricardo Adriano Sass (PL) fizeram uso da palavra no Grande Expediente com o assunto iluminação pública. Ambos solicitamram esclarecimentos sobre o assunto aos órgãos competentes e seus responsáveis. O vereador Pires Filho chegou a mostrar um vídeo na Tribuna com o secretário de finanças demonstrando posicionamento divergente ao atualmente apresentado sobre o contrato de iluminação pública.
Além de pavimentação asfáltica, remoção de resíduos acumulados após o corte de mato e medidas para a prevenção de acidentes na entrada do Bairro Bom Jesus os requerimentos seguintes foram propostos pelos vereadores: Cordovan Neto (PSB) propôs o requerimento solicitando a implantação de um Complexo de Eventos Automotores em parte do terreno da área industrial do município. A proposta é utilizar uma pequena parte desse espaço para a construção de uma pista de motocross, uma pista de arrancada, além de locais adequados para encontros de veículos rebaixados, eventos de som automotivo, feiras de automóveis e eventos correlatos.
O vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PR), solicitou a secretaria competente para que sejam adotadas medidas efetivas para o enfrentamento do elevado número de tentativas de atentados à própria vida no município, com base nas informações fornecidas pelo 3º Pelotão de Bombeiros de União da Vitória. Marcio, Thays e Cleonice comentaram apoiando o requerimento. As vereadoras Pastora Josi (DC) solicitou à Delegacia-Geral da Polícia Civil do Paraná e à Coordenadoria das Delegacias da Mulher, o destacamento de uma delegada de polícia do sexo feminino para atuar na Delegacia da Mulher do município de União da Vitória – PR e Protetora Guga (UNIÃO) solicitou ao setor de Defesa Animal a apresentação de documentos em busca da consolidação de informações fundamentais para a fiscalização parlamentar.
O vereador Pires Filho (PP) e Thays Bieberbach (PT) solicitaram ao Secretário Municipal de Finanças, Sr. Cachoeira, para que compareça à Tribuna da Câmara Municipal de União da Vitória em data a ser agendada, com a finalidade de prestar esclarecimentos da Parceria Público Privada da Iluminação Pública. Este foi o assunto mais comentado entre os pares, que aprovaram em unanimidade o requerimento. A evidência foi resumida pelo presidente da Casa, vereador Anderson Cardoso, que parabenizou os vereadores pelo interesse em resolver com a maior agilidade possível o problema da iluminação pública de União da Vitória.
O Vereador Alemão da Agropecuária (PL) propôs a moção de aplausos aos Policiais Militares que atuaram na ocorrência de proteção animal no bairro Panorama: Aspirante Matheus H. Wonsowski; Soldado Rony Peterson Ramos; Soldado Daniel Cordeiro e Soldado Eric Roberto Petry, no atendimento de uma ocorrência de omissão de cautela na guarda de animais, no bairro Panorama, envolvendo um cachorro da raça Pitbull solto na rua, que infelizmente entrou em confronto com outro cão, levando à morte deste último. Os policiais contribuiram diretamente para que o animal ferido recebesse atendimento emergencial em uma clínica veterinária especializada.
Os vereadores que utilizaram a palavra livre foram vereadora Guga, Borracha, Marcio, Thays, Pastora Josi, Alemão da Agro, Cordovan Neto, Anderson Cardoso e Ricardo Sass.
Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara de Vereadores de União da Vitória