11ª SESSÃO ORDINÁRIA

por manoela publicado 19/05/2025 16h57, última modificação 19/05/2025 16h57

As necessidades na área urbana como manutenção de vias públicas, pavimentação e implantação de vagas de estacionamento normalmente apontadas nas sessões ordinárias, fizeram parte de algumas indicações protocoladas ao Executivo por parte dos EDIS. O presidente da Casa, vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PR) solicitou nivelamento de calçada na área central e vagas exclusivas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência no Bairro Rocio; Cordovan Neto (PSB) pediu abertura e conclusão de via pública no Bairro São Sebastião e disponibilização de kit lanches aos pacientes que se deslocam para tratamento fora do domicílio (TFD) em outros municípios. A vereadora Protetora Guga (UNIÃO) e Marcio Utzig (PSD) solicitaram adoção de medidas voltadas ao controle populacional de animais abandonados em vias e logradouros públicos. A vereadora Cleonice Moller (PP) solicitou uma farmácia municipal de manipulação e junto e o vereador Marcio Utzig (PSD) o retorno de Escolinha de Bocha nas dependências do Ferroviário Esporte Clube.

O senhor Nelson Ronaldo Pedroso, gerente regional SECID, Secretaria das Cidades em União da Vitória, utilizou a palavra na Tribuna Popular e discorreu a respeito da Conferência Municipal de União da Vitória e o andamento das principais obras do governo do estado em União da Vitória.

O vice-presidente da Casa, vereador Cordovan Neto também utilizou a palavra no grande expediente e falou a respeito da sua principal área de atuação e profissão de formação, o esporte. O vereador Cordovan Neto fez um levantamento geral de calendário, campeonatos e seus resultados que envolvem esportistas e equipes do Município, tecendo diversas homenagens aos vencedores nas modalidades de basquete, karatê, taekwondo, voleibol, futsal, xadrez, tênis de mesa entre outros.

Foram aprovados por unanimidade: em votação única o Projeto de Lei Ordinária nº 7/2025, que dispõe dispõe sobre prorrogação de prazo constante do artigo 3º da Lei Municipal nº 4400/2014 e em 1ª discussão o Projeto de Lei Ordinária nº 11/2025, que concede o título de utilidade pública a coordenadoria da 17ª Região Tradicionalista do MTG PR. Além de requerimentos por melhorias de acessibilidade na área urbana e pavimentação de ruas, foram aprovados os requerimentos para construção de uma ciclovia no trecho do Trevo do Miguel Forte; captação de recursos financeiros para viabilização de um Centro de Eventos no Município entre as rodoviárias das cidades irmãs; retirada de lombadas em localidades do Distrituo de São Cristóvão, providências para contenção no parquinho localizado no bairro Lagoa Dourada e solicitação de providências para limpeza de terreno.

Foram acolhidas as moções de aplausos: aos membros da Comissão Organizadora do Encontro dos eternos integrantes do 5o. Batalhão de Engenharia de Combate Blindado de Porto União-SC; à ASPUVA pelas medalhas conquistadas no Campeonato Catarinense de Tênis de Mesa, à comemoração pela passagem do Dia Nacional da Libras e ao maior açougueiro do Brasil Jonatan Basquera.

Os vereadores que usaram a palavra livre no pequeno expediente foram Thays Bieberbach (PT), Marcio Utzig (PSD), Alemão Arndt (PL), Cordovan Neto (PSB), Ricardo Sass (PL) e Anderson Cardoso (PR). O assunto mais discutido foi a respeito da educação. O representante do legislativo no executivo vereador Cordovan Neto, defendeu junto aos vereadores os professores e explanou a respeito da burocracia exigida por lei para trâmites e salientou a paciência necessária para a normalização de situação entre colaboradores, empresa contratada para pagamento e contratação.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara de Vereadores de União da Vitória.