10ª SESSÃO ORDINÁRIA

por manoela publicado 19/05/2025 16h45, última modificação 19/05/2025 16h45

O vice-presidente, vereador Codovan Frederico de Melo Neto (PP) enviou ofício justificando sua falta e o presidente, vereador Anderson Cardoso (PR) indicou o vereador Marcio Fernando Utzig para ocupar o lugar durante a Sessão.

As indicações do expediente foram: os vereadores Cordovan Frederico de Melo Neto (PSB) indicou a necessidade de reforma completa do terminal de ônibus localizado na região central e para realização do circuito de corrida de rua e Waldir Cortellini (UNIÃO) solicitou melhorias no tráfego na ponte do arco.Também foi solicitada a limpeza do parque localizado no bairro Dona Mercedes por parte do vereador Joarez Tica (DC) e o vereador Marcio Utzig (PSD) pediu para que através da lei municipal seja fornecido o auxílio-transporte em valor fixo e em moeda corrente nacional aos servidores públicos estatutários. As demais indicações foram em sua grande maioria relacionadas a melhorias na parte de manutenção de vias, iluminação pública, sinalização, faixas de elevação e manutenção de tubulação.

A palavra no grande expediente foi utilizada pelas vereadoras Cleonice Moller (PP) e Pastora Josi (DC). Cleonice falou a respeito da saúde de União da Vitória tecendo críticas ao Executivo para a referida área, alegando filas longas para consultas e exames. A Pastora cobrou a situação de limpeza dos bairros e terrenos baldios, visto que segundo ela, durante o último final de semana, foi novamente encontrado o corpo de uma mullher. O local, segundo a mídia local e conforme comentou a vereadora, tem sido amparo para usuários de drogas e no último dia 8 de março, dia da mulher, o corpo de uma jovem foi encontrado no mesmo local. A vereadora pediu urgências providências.

O Projeto de Lei 5/2025, ora aprovado em unanimidade pelos vereadores na Câmara Municipal, que em sua redação concede o título de utilidade pública municipal à Associação de Prevenção de Câncer de Colo Uterino – APCCU foi amplamente discutido na Casa de Leis. Os vereadores reuniram-se e discutiram a respeito em mais de uma reunião das comissões, que acontece semanalmente todas as manhãs das segundas feiras. Conforme o vereador Anderson Cardoso (PR) comentou em entrevista, a documentação por parte da Associação foi enviada de forma satisfatória e o médico responsável pelo Projeto Dr. Luis Roberto Santos Pires chegou a solicitar o uso da Tribuna Popular e utilizar a palavra no dia 19 de fevereiro de 2025, oportundade em que os EDIS conheceram melhor o projeto que posteriormente foi aprovado em unanimidade e seguiu ao Executivo em trâmite normal para ser sancionado. O Prefeito Ary Carneiro Junior vetou o Projeto aprovado que retornou à Câmara Municipal. Durante a Sessão desta segunda-feira o veto foi votado pelos vereadores, que em unanimidade votaram contrários ao veto do prefeito, com exceção do vereador Cordovan Neto que não esteve presente. Alguns manifestaram sua opinião, assustados como o prefeito que é médico, reprova um Projeto que vem para colaborar com a saúde das mulheres de União da Vitória, através do combate e prevenção do câncer de colo de útero. O PL agora será sancionado pela prórpia Casa de Leis.

Os requerimentos aprovados partiram da iniciativas dos vereadores: Pastora Josi (DC) que solicitou a reforma do Centro Comunitário do bairro São Gabriel; Cleonice Martinazzo Moller (PP) e a Thays Bieberbach (PT) solicitaram informações sobre a lista de espera para consultas, exames e cirurgias em todas as especialidades médicas, visando à transparência no atendimento à saúde. Vereador Marco Antônio Caus (PL) solicitou para que seja revogado o art. 13 da Lei Municipal nº 4.754, de 9 de julho de 2018, que dispõe: "Art. 13. O Taxímetro será implantado nos veículos que exploram os serviços de táxi no período de 12 (doze) meses contados da publicação desta Lei.". O vereador Waldir Luiz Cortellini (UNIÃO) pediu a retirada dos containers localizados na mini arena do bairro São Sebastião; Jonimar Roberto Arndt (PL) requereu a construção de acessos destinados a pessoas com mobilidade reduzida ao longo da Avenida Paula Freitas; Evelin de Paula Dias (UNIÃO) e Marcio Fernando Utzig (PSD) solicitaram a construção de uma quadra coberta na Escola Municipal Profª Miguelina Hessa Treuke. O vereador Júlio Adilson Pires Filho (PP) solicitou instalação de postes em vias do Bairro São Basílio Magno; Marcio Fernando Utzig (PSD) solicitou a elaboração de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação por prazo determinado de profissionais para a função de Monitor (20h e 30h semanais) e o presidente da Casa, vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PR) pediu avaliação do semáforo localizado no Bairro Rocio, a fim de que seja ampliado o tempo de abertura.

Os vereadores que utilizaram a palavra livre foram Alemão Arndt (PL), Marco Caus Borracha (PL), Cleonice Moller (PP), Marcio Utzig (PSD) e Ricardo Sass (PL).

Os assuntos mais comentados pelos vereadores foram cobranças principalmente na área de saúde, pela diminuição nas filas de consultas, exames e medicamentos que vêm faltando para doenças graves na Farmácia Municipal, segundo apontou a vereadora Cleonice. Também foi cobrada a ausência de acessibilidade em diversos lugares do Município e a questão do Estar que regula o estacionamento rotativo municipal, foi apontado pelos vereadores com irregularidades, conforme comentaram os vereadores Cleonice, Borracha, Sass e Anderson.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara de Vereadores de União da Vitória